SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Inscrição para vestibular da FUVEST termina segunda-feira (9)

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 06/09/2013 11:12

A próxima segunda-feira (09) será  o último dia de inscrição para o vestibular da Fuvest, que selecionará 11.057 candidatos para cursos da Universidade de São Paulo e outros 100 para o curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.  

No ano passado, 11.082 vagas foram disputadas por 138.094 inscritos. Além desses, participaram do vestibular mais 21.515 treineiros. Medicina - São Paulo teve o maior número de candidatos (15.517) e também apresentou a maior relação candidato/vaga com 56,43 candidatos concorrendo a uma das 275 vagas da carreira. No interior do estado, a cidade que apresentou o maior número de inscritos foi Ribeirão Preto, com 12.368 candidatos.

A inscrição para o vestibular FUVEST 2014 deve ser feita pela internet no site www.fuvest.com.br , criado exclusivamente para esse fim. O programa solicitará do candidato os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do Documento de Identidade.

A taxa de inscrição continua sendo de R$ 130 e deve ser paga, até  10 de setembro, usando o boleto gerado pelo programa. Na  inscrição o candidato criará uma senha individual que dará acesso ao seu desempenho no vestibular, a partir da primeira chamada dos aprovados. O número de inscrição, que poderá ser consultado a partir de 27 de setembro, será importante para que o candidato obtenha os endereços dos locais de prova.

O interessado que se declarar com deficiência deve preencher uma ficha de cadastro e encaminhá-la à Fuvest, por correio, em carta registrada, até o dia 13 de setembro, juntamente com a documentação comprobatória da condição alegada. A equipe médica da Instituição analisará os documentos e poderá ampliar em até 20% o tempo de prova do candidato e, em alguns casos, determinar o acompanhamento de fiscais especiais.

Como no ano passado, a Fuvest permitirá, até o dia 10 de setembro, que o candidato já inscrito retifique informações fornecidas, como carreira, curso, cidade escolhida para a realização das provas, endereço residencial, telefone e endereço eletrônico. A retificação do número do CPF informado não será permitida.

Este ano, as provas serão realizadas em 32 municípios (26 no ano passado) do estado de São Paulo: Capital, Barueri (com Santana de Parnaíba), Carapicuíba, Taboão da Serra, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Fernandópolis, Limeira, Jaú, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

PRIMEIRA FASE


A primeira fase será no dia 24 de novembro, domingo, com início às 13h. A prova conterá 90 questões de múltipla escolha e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. A duração da prova será de cinco horas.

A nota da primeira fase será utilizada tanto como critério para a progressão do candidato à segunda fase do vestibular, quanto para o cômputo da sua nota final, que determina sua classificação no Concurso Vestibular.

SEGUNDA FASE

A segunda fase é composta de três provas analítico-expositivas, obrigatórias para todos os candidatos convocados, e se realizará entre 5 e 7 de janeiro de 2014. A primeira prova (Português e Redação) compreende uma redação e dez questões de interpretação de textos, gramática e literatura.

A segunda prova é constituída de 16 questões, sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês) e contém algumas questões interdisciplinares.  

A terceira prova é formada por 12 questões, de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas.

Algumas carreiras exigem também prova de Habilidades Específicas, como parte da segunda fase. Antecipada ou não, esta prova é realizada em um ou mais dias, conforme a carreira.

Em relação ao Acordo Ortográfico, a Fuvest alerta que, segundo o Decreto 7.875, de 27/12/2012, "a implementação do Acordo obedecerá ao período de transição de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2015, durante o qual coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida".

Detalhes sobre inscrição, calendário, carreiras e cursos estão disponíveis no Manual do Candidato que pode ser acessado pelos sites www.fuvest.br e www.fuvest.com.br .

Ensino a Distância

Segunda-feira também será a última oportunidade de inscrição para os interessados em ter um curso superior, mas têm dificuldade de horário para frequentar a universidade.  Um convênio entre a USP e a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) oferece a quarta edição do curso de  licenciatura em  ciências.

O curso está estruturado em oito semestres, na modalidade semipresencial, com aulas presenciais obrigatórias aos sábados, no período da manhã e da tarde, em um dos sete polos criados pela USP nos campi de Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, Santos, Lorena, Jaú e São Paulo. A estrutura do curso privilegia uma abordagem interdisciplinar e integrada do conhecimento.

Cada polo do interior do estado tem 40 vagas e a Capital oferece 120, totalizando 360 vagas. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fuvest (www.fuvest.br) mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de R$ 30 na rede bancária. O boleto é gerado pelo programa. O calendário de provas é idêntico ao do vestibular Fuvest 2014.

Segundo a Prof. Telma Maria Tenório Zorn, Pró-Reitora de Graduação da USP, “o ingressante no  curso de  licenciatura em  ciências será um aluno USP como os demais e terá acesso a todos os benefícios e ambientes oferecidos aos alunos dos cursos inteiramente presenciais”.

Informações detalhadas sobre esse curso podem ser obtidas no Manual do Candidato que está on -line em http://www.fuvest.br/outros/licenciatura2014/manual.licenciatura.2014.pdf

Tags:

publicidade

publicidade