SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB é a 8ª melhor universidade do país

Ranking nacional classifica 192 instituições de ensino superior quanto a ensino, pesquisa, inovação, internacionalização e inserção dos estudantes no mercado de trabalho

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/09/2013 19:24

Agência UnB

No Ranking Universitário da Folha (RUF) 2013, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado este mês, a Universidade de Brasília aparece como a oitava melhor instituição de ensino superior do país. À frente estão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade de São Paulo (USP). É o segundo ano consecutivo que a UnB ocupa a posição.

Para o decano de Graduação (DEG) da UnB, Mauro Rabelo, a classificação é coerente com outros indicadores nacionais de avaliação. “No indicador do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais] estamos na 7ª posição. Naturalmente, gostaríamos de melhorar isso porque a universidade tem potencial e temos trabalhado para posicioná-la no lugar que merece e que lhe é de direito”, diz.

Apesar da oitava posição no indicador geral das instituições, a Universidade de Brasília aparece em quinto lugar quando considerada a qualidade do ensino. “Sinaliza que estamos numa boa posição no país, mas como sempre, com possibilidades de melhoria”, considera o dirigente do DEG.

A instituição ocupa ainda a quinta posição quando examinado seu alcance no exterior, à frente da UFMG, que ficou em sétimo lugar no item internacionalização. “A UnB é hoje a 4ª com maior número de estudantes no Programa Ciência Sem Fronteiras”, lembra Mauro Rabelo. O critério, utilizado pela primeira vez no levantamento do jornal Folha de S. Paulo, avaliou, entre outros aspectos, o número de vezes que a instituição foi citada em projetos de pesquisa estrangeiros e o percentual de artigos realizados em parceria com pesquisadores de outros países. Já na categoria inovação, a UnB perdeu pontos, ficando na 12ª posição.

A graduação em Ciências Contábeis foi considerada a melhor do país em qualidade do ensino, de acordo com 597 pesquisadores com grande produção científica consultados no levantamento. “A gente já esperava ficar entre os três melhores, mas em primeiro foi realmente surpreendente”, diz o diretor da Faculdade de Ciências Contábeis e Autuariais (CCA), Wagner Rodrigues dos Santos.  “Achei excelente, por ser o primeiro curso a sair do eixo Rio-SP. Traz bastante peso para a instituição e mais divulgação”, completa o dirigente da CCA. Dos 109 cursos oferecidos pela Universidade de Brasília, 29 foram avaliados.

O RANKING – Pelo segundo ano consecutivo, o jornal Folha de S. Paulo realiza a pesquisa que classifica as melhores instituições de ensino superior do país. Foram avaliadas 192 universidades, das quais 101 públicas e 91 privadas. Dentre os cinco critérios utilizados na avaliação – qualidade do ensino, inovação, internacionalização, avaliação do mercado e pesquisa acadêmica – o último era o que somava mais pontos, no qual a UnB teve 36,54 de um total de 40, ficando na 11ª posição.

Para definir a avaliação do mercado, o veículo de comunicação ouviu 1.681 profissionais responsáveis pelos Recursos Humanos das empresas. O item de classificação, juntamente com a avaliação da qualidade de ensino, correspondeu a 50% da nota das universidades. “É um percentual alto se considerados rankings internacionais, que tendem a priorizar a produção científica”, diz o documento que explica o processo metodológico da pesquisa. “A avaliação da equipe técnica do RUF é que no Brasil as universidades têm um papel importante de formação de recursos humanos, ao contrário dos países desenvolvidos”, declaram os organizadores.

Para saber mais sobre o ranking, clique aqui.
Tags:

publicidade

publicidade