SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Federal da Grande Dourados faz parceria para recuperar hospital

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/09/2013 14:46 / atualizado em 27/09/2013 18:44

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) firmou na quinta-feira, 26, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do hospital universitário. Com o acordo, será elaborado plano de reestruturação do hospital, a ser executado pela universidade e a Ebserh.

O plano prevê a recuperação da infraestrutura física e tecnológica e a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios das unidades da rede de hospitais-escola federais. Nos casos em que for identificada a necessidade de contratação de profissionais, serão realizados concursos públicos e processos seletivos. O novo modelo de gestão para o hospital era uma expectativa da reitoria, sobretudo a partir de 2009, quando assumiu a gestão da unidade de saúde. “Convivemos com alguns problemas estruturais, especialmente de pessoal e de financiamento, que agora, com a assinatura do contrato, temos a expectativa de superar”, afirmou o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias.

Em relação a área de ensino e pesquisa, o reitor disse ter expectativas. “Essa parceria cria perspectivas acadêmicas importantes para a formação dos nossos alunos, para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, especialmente na área da saúde”, disse.

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a importância da parceria é resolver a origem dos problemas de todas as unidades, que é a falta de pessoal. “Como não houve contratação de pessoal, a instituição comprometeu-se a contratar de forma precarizada, e isso causou uma drenagem de recursos e custeio, levando à deterioração dos hospitais”, explicou. “A Ebserh veio para resolver isso.”

A Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, foi criada em 2011 para modernizar a gestão dos hospitais-escola federais. Desde a sua criação, coordena o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).
Tags:

publicidade

publicidade