SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Seminário discute a relação acadêmica com União Europeia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/10/2013 14:56 / atualizado em 17/10/2013 15:02

João Neto/MEC
O seminário Mobilidade, Internacionalização e Inovação reúne em Brasília nesta quinta-feira (17) e na sexta (18) representantes das agências brasileiras de fomento à cooperação acadêmica e científica e da União Europeia. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participou da abertura do encontro, destinado a discutir ações e propostas para intensificar a cooperação acadêmica e científica entre o Brasil e os países da União Europeia e as estratégias de internacionalização. Entre os temas debatidos estão o reconhecimento e o credenciamento de instituições de educação superior e experiências de pesquisa, ensino e inovação.

Segundo Mercadante, há no Brasil grande demanda por educação. Ele salientou que mais de 7 milhões de estudantes farão este ano o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que oferece acesso à educação superior. O ministro também apontou avanços no financiamento da educação pública, como a meta do Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso Nacional, que estabelece a fixação de 10% do produto interno bruto para investimento na área. E também destacou a aprovação da legislação que destina 75% dos royalties da exploração do petróleo e 50% do fundo social do pré-sal à educação.

O ministro lembrou que o Brasil já mantém acordos de cooperação com países da União Europeia e pediu que os documentos de intenções se tornem propostas concretas. “Esperamos que deste encontro surjam iniciativas ousadas e criativas”, disse.
Tags:

publicidade

publicidade