SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB assina acordos de cooperação com a Polônia

Parceria foi selada durante visita do embaixador do país da Europa Central, Andrzej Braiter, ex-aluno da Universidade de Brasília

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/10/2013 16:33

Agência UnB

A Universidade de Brasília firmou acordos de cooperação e intercâmbio acadêmico, científico e cultural com as universidades Tecnológica de Lódz e de Silésia, em Katowice, na Polônia. A parceria foi oficializada durante visita do embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Maria Braiter, e de comitiva de reitores de universidades polonesas à UnB no último dia 21.

O reitor da UnB, Ivan Camargo, afirmou que a Polônia tornou-se uma importante parceira internacional do Brasil ao entrar no programa de mobilidade acadêmica Ciência sem Fronteiras, do governo federal. Ivan ressaltou que o fato de o embaixador Andrzej Braiter ter estudado na Universidade de Brasília nos anos 80 "é um privilégio que repercutirá nessas ações internacionais". Ele também lembrou que as áreas de Tecnologia e Arquitetura da UnB terão novas oportunidades de intercâmbio.

Segundo a chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Ana Flávia Granja e Barros, o diálogo com a Polônia teve uma grande evolução do ponto de vista acadêmico. Já são nove anos de cooperação com as universidades de Varsóvia e Jaquelloniana, resultado de parceria com o Instituto de Letras (IL), além da criação da Cátedra Cyprian Norwid, em 2011.

O professor Henry Siewierski, do Departamento de Teoria Literária e Literatura, lembrou que a colaboração com as universidades polonesas resultou em projetos de intercâmbio científico e cultural, além da oferta de disciplina optativa sobre a língua e a cultura polonesas.  

A delegação foi recepcionada pelo reitor, Ivan Camargo, pelo decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, pela diretora do Instituto de Letras, Maria Luísa Ortiz, pelo professor Henry Siewierski, pela professora Cláudia Estrela, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e pela chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Ana Flávia Granja e Barros.                 
Tags:

publicidade

publicidade