SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Aluna da UnB é finalista em prêmio de design

Estudante é a única representante do Centro-Oeste na competição

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/11/2013 12:31

Agência UnB

Marcela Moraes de Vasconcelos, formada em Desenho Industrial, foi indicada como finalista da 8ª edição do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2013, com o projeto da cadeira Caminhos. Ela é a única finalista do Centro-Oeste e concorre ao prêmio pela segunda vez. A cerimônia para anunciar os vencedores ocorrerá em 5 de novembro.

A edição de 2013 contou com cerca de 500 inscritos de todas as regiões do Brasil. Os melhores trabalhos foram selecionados para concorrer como finalistas na segunda etapa em São Paulo. Lá serão divulgados os três primeiros lugares e as possíveis menções honrosas.

Neste ano, com o tema Dobrar, Marcela compete com a cadeira Caminhos, projeto que faz parte da Linha Caminhos. A proposta é aplicar a tecelagem manual a uma peça de mobiliário, ou seja, levar uma forma bastante tradicional, que é o artesanato, para outro segmento de mercado.
 
Junto a esse projeto há a Linha Origens de móveis e a marca Eu Sou Artesanato, ambas desenvolvidas com o objetivo de oferecer ao Instituto de Assistência Social Maria do Barro, em Planaltina (DF), mais variedade de produtos de tecelagem artesanal, com diferenciais das linhas de produto de tecelagem tradicionais. “São projetos de cunho social que buscam reposicionar os produtos dessas artesãs no mercado”, explica Marcela.  

Em 2010, além de ser finalista, Marcela recebeu a menção honrosa pelo Cabideiro Circo, com o tema Empilhar. O projeto foi desenvolvido sob a orientação do professor Dimitri Locicks. “Nas duas edições, eu fui a única participante do DF entre os finalistas. Ter dois prêmios no currículo, ainda na graduação, é um diferencial grande no nosso meio”, afirma.

O Prêmio Tok&Stok de design universitário foi criado em 2006 e é voltado a estudantes de Design de Produto de todo o país. A tarefa é a propor um desafio anual: a criação de um móvel ou sistema construtivo com base em um tema específico.  

Tags:

publicidade

publicidade