Ensino_EnsinoSuperior

Começa a greve de servidores técnico-administrativos na UnB

postado em 12/11/2013 12:16
Os servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília (UnB) deflagraram greve nesta terça-feira (12/11). A categoria pede a manutenção da jornada de trabalho reduzida de seis horas. Por enquanto, os servidores trabalham normalmente e o atendimento nas secretarias e em outros setores da instituição está mantido. A decisão sobre em quais áreas o serviço será paralisado deverá ser tomada após reunião do comando de greve, marcada para as 14h. "Todas as ações e rumos da paralisação passam pelo comando de greve", explica Mauro Mendes, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub).

[SAIBAMAIS]A decisão sobre o início da greve foi tomada durante assembleia realizada na manhã da última quarta-feira (6/11). Em setembro, os servidores já haviam aprovado um indicativo de greve, mas, após avanços na negociação com a reitoria, decidiram suspender a paralisação.

A universidade determinou a volta da jornada normal de 40 horas a partir de janeiro do ano que vem. Os servidores embasam a reivindicação da jornada de seis horas diárias numa determinação do Decreto n; 1.590, de 1995, que define que "quando os serviços exigirem atividades contínuas de regime de turnos ou escalas, em período igual ou superior a doze horas ininterruptas, em função de atendimento ao público ou trabalho no período noturno, é facultado ao dirigente máximo do órgão ou da entidade autorizar os servidores a cumprir jornada de trabalho de seis horas diárias e carga horária de trinta horas semanais, devendo-se, neste caso, dispensar o intervalo para refeições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação