SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Começa a prova do Enade

Universitários brasileiros são avaliados neste domingo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 24/11/2013 14:09 / atualizado em 24/11/2013 15:57

Thiago Soares

Janinde Moraes
As provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) estão sendo aplicadas neste domingo (24).Os portões dos locais de aplicação foram fechados às 13h. Quem se atrasou não poderá entrar.Estão inscritos quase 200 mil universitários. A prova é obrigatória a alunos concluintes de treze cursos de bacharel e mais quatro tecnológicos com previsão de conclusão até julho de 2014 ou que já tiverem concluído 80% do curso.

Em Brasília, em um dos locais da prova, a quase 10 minutos do fechamentos dos portões, alunos correram para não perder a prova.O estudante do curso de Gestão Ambiental, Guilherme Brasileiro, 21 anos, foi um dos últimos a entrar no Uniceub na Asa Norte. Ele procurava o nome na lista com as salas:" Tenho que correr porque senão eu perco o diploma".

Da mesma forma que ocorreram atrasos de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013) no fim  de outubro, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) também registrou vários casos de estudantes que chegaram atrasados aos locais das provas. O fechamento dos portões foi exatamente às 13h (horário de Brasília).

"O cartão diz que os portões fecham às 13h. Eu estou no horário. Olha o meu relógio, ainda não deu o horário", reclamava uma estudante com uma funcionária do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) na Asa Norte. Outros estudantes chegaram em seguida ao local da prova e lamentaram a perda da avaliação, como a estudante de biomedicina Stefany Andrade, 24 anos, que relatou que confundiu os horários e se atrasou. "Cheguei a me preparar, na minha faculdade teve até aulões e simulados do Enade", contou a estudante.

O Enade não avalia o desempenho do aluno, mas, da instituição de ensino. O estudante que não realizar a prova ficará em situação irregular em relação ao exame e poderá não receber o diploma de conclusão do curso.

A edição 2013 do Enade avalia este ano os cursos de bacharelado nas áreas de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmárcia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicia Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. Além dos cursos tecnólogos em Agronegócio, Gestão Hospitar, Gestão Ambiental e Radiologia.

As provas seguem até as 17h, os primeiros alunos podem ser retirar do local após uma hora de realização da prova. Aqueles que não assinarem o comparecimento ou deixaram de fazer a avaliação correm o risco de não receberem o diploma ao final do curso.

Tags:

publicidade

publicidade