Ensino_EnsinoSuperior

Enade avalia 904 instituições

postado em 25/11/2013 11:14
Heloísa Pires, aluna de odontologia, achou a prova bem elaboradaA tarde de ontem foi de avaliação para mais de 196 mil universitários matriculados em 904 instituições de educação superior. Alunos concluintes de 13 cursos de graduação e quatro tecnológos, com previsão de conclusão até julho de 2014 ou que já cursaram 80%, tiveram que fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2013.

Em Brasília, em um dos locais de avaliação, a quase 10 minutos do fechamento dos portões, alunos correram para não perder o exame. O estudante do curso de gestão ambiental, Guilherme Brasileiro, 21 anos, foi um dos últimos a entrar no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), na Asa Norte. Ele procurava o nome na lista com as salas: ;Tenho que correr porque senão eu perco o diploma;. O estudante ausente na prova ficará em situação irregular e pode não receber o certificado de conclusão do curso.

Da mesma forma que ocorreram atrasos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no fim de outubro, o Enade registrou vários casos de graduandos que perderam a hora de entrada. O Enem 2013 registrou 29% de abstenção, aproximadamente 2 milhões de candidatos. O fechamento dos portões ontem foi exatamente às 13h. Vários estudantes perderam o exame. A aluna de biomedicina Stefany Andrade, 24 anos, conta que confundiu os horários e se atrasou. ;Cheguei a me preparar para o exame. Na faculdade, tivemos até aulões e simulados;, lamentou a estudante.

A aplicação do exame durou até as 17h. Na saída, o estudante de medicina da Católica André Alves, 24 anos, disse que a prova foi muito bem elaborada e apresentou um nível elevado de dificuldade. ;Achei bom porque o teste valoriza o meu curso e ajuda na minha preparação para a prova de residência médica;, comentou.

Para Heloísa Pires Carneiro, 28 anos, a avaliação estava de acordo com o conteúdo lecionado no curso de odontologia. Antes do teste, ela se preparou fazendo alguns exercícios específicos do Enade. ;Só achei que o tempo da prova poderia ser maior, para ela ser feita com mais tranquilidade.;

Avaliação
O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004. Neste ano, foram avaliados os cursos de bacharelado nas áreas de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Além dos cursos tecnólogos em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os dados referentes ao exame ao longo desta semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação