SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Universidades colombianas oferecem cursos de espanhol

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/11/2013 17:01

Em 2 de dezembro, a Colômbia apresenta, na Universidade de Brasília  (UnB),  o Programa de Aprendizado de Espanhol para Estrangeiros (ELE Colômbia 2013). A ambiciosa iniciativa pretende tornar o vizinho brasileiro referência internacional no ensino da língua espanhol.
 
Vinte e uma universidades públicas e privadas colombianas mostrarão em uma grande feira educativa, na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), instituição de apoio da UnB, seus cursos de espanhol,  com diversas ênfases, modalidades e finalidades.
 
"Além do intercâmbio entre as instituições de ensino do Brasil e da Colômbia, vamos intensificar o projeto junto às secretarias estaduais e municipais de educação para a formação continuada dos professores de espanhol", destaca  Ricardo Montenegro Coral, encarregado de Negócios da Embaixada da Colômbia no Brasil.
 
A iniciativa vai ajudar o Brasil a cumprir a  lei  11.161, de 2005, conhecida com “Lei do Espanhol”, que torna obrigatória a oferta deste idioma em escolas do ensino médio e facultativa no ensino fundamental. Os dados mais recentes, de 2010, indicam que apenas 25% dos 25,7 mil colégios públicos e privados do Brasil cumprem a lei.
 
Além da feira, o ELE Colômbia 2013 apresentará palestras de representantes dos Ministérios da Educação do Brasil e da Colômbia, do Instituto Caro y Cuervo,  centro colombiano de pesquisa e difusão do espanhol,  e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), associação que reúne mais de 50 instituições e promove a integração internacional. Os ministérios colombianos da Indústria e Comércio, Cultura e Relações Exteriores também estão envolvidos com o projeto.
 
Participam do projeto instituições situadas nas cidades de Barranquilla, Bogotá, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Medelim e Manizales.  A Colômbia abriga hoje 50% das 40 instituições de ensino superior validadas pelo Sistema Internacional de Certidão de Espanhol como Língua Estrangeira (Sicele).
 
Para mais informações, o projeto ganhou um site completo, com informações acadêmicas e operacionais a respeito de programas de ensino de espanhol para estrangeiros.
Tags:

publicidade

publicidade