SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

EDUCAÇÃO »

Reviravolta no ranking do Enem

Revisão das médias coloca escola brasiliense entre as 30 primeiras do país. Colégio Olimpo mantém o primeiro lugar, conquistado no ano passado. Instituições têm até 4 de dezembro para pedir o reexame do cálculo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/11/2013 14:00

Manoela Alcântara

O ranking das melhores escolas do Distrito Federal no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem um novo líder. Com média 679,55 na soma das provas objetivas, o Olimpo retoma a primeira colocação conquistada em 2012. Além disso, Brasília passa a ter uma representante entre as 30 primeiras classificadas. Com a nota obtida, a instituição assume a 27ª posição na lista nacional. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aceitou o pedido de revisão do estabelecimento de ensino, que nem sequer tinha o nome citado entre as participantes. A autarquia do MEC alegava que menos de 50% dos alunos do 3º ano haviam feito o exame em 2012, mas foi comprovada a participação de 90%.

O mesmo ocorreu em nível nacional, na última quarta-feira, quando o colégio Bernoulli, em Belo Horizonte, detentor do primeiro lugar no ranking, com média de 722,15, perdeu o posto para o Objetivo Integrado, de São Paulo, com média 740,81. De acordo com a nota técnica da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), do Inep, após a divulgação dos resultados de 11.239 escolas, 31 entraram com pedido de reexame.

Ontem, com o Olimpo, três instituições tiveram o pedido deferido. No total, são seis mudanças nos rankings de todo o país. Com as alterações, a Ari de Sá Cavalcanti, no Ceará, alcançou média 711,24 e conquistou a quinta colocação do Brasil, no lugar do Colégio de Aplicação da UFV, em Minas Gerais. O Instituto Gay Lussac, no Rio de Janeiro, chegou a 35ª posição com 675,13 pontos. As unidades têm o direito de requerer o recálculo até 4 de dezembro.

Ano passado, o Olimpo colocou Brasília no 32º lugar no ranking nacional. Com o ganho positivo de cinco posições, o sócio-proprietário e diretor de ensino do Olimpo, Rodrigo Bernadelli, comemora o resultado: “Esses são os primeiros alunos formados no Olimpo, nos três anos de ensino médio. O resultado é fruto do professor que faz a diferença na sala de aula e da direção que se preocupa com o aluno”.

Os 60 alunos do 3º ano do ensino médio do Olimpo, na Asa Sul, têm rotina intensa de estudos para alcançar os resultados. A carga horária é de 36 aulas semanais e, durante a tarde dos sábados, são feitos simulados com questões do Enem e do Programa de Avaliação Seriada (PAS). “Durante a semana disponibilizamos aulas de retorno à tarde. O aluno pode resolver as dificuldades que apresentou pela manhã. Além disso, o material didático é desenvolvido pelos nossos professores”, ressalta Bernadelli.

Até o fim da tarde de ontem, o primeiro colocado na lista do Enem era o Galois, com média 654.86, estava na 79ª posição no ranking nacional, mas caiu para 82ª. O Pódion passa a figurar em terceiro; o Sigma da Asa Norte em quarto; e o Colégio Marista de Brasília deixa a lista das 10 melhores, assumindo a 11ª colocação.

 

Tags:

publicidade

publicidade