SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

ENSINO SUPERIOR »

Alunos disputam vagas do PAS

Estudantes do ensino médio fazem hoje a 3ª etapa do programa da UnB. Professores dizem que é preciso ler atentamente as questões e responder, primeiro, as mais fáceis. Os candidatos devem evitar chutar as respostas, pois uma errada anula uma certa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/12/2013 18:12 / atualizado em 01/12/2013 18:13

Manoela Alcântara

Gustavo Moreno
As provas da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) começam às 13h de hoje. Os exames, que darão acesso a 2.110 oportunidades na Universidade de Brasília (UnB), serão aplicados em estabelecimentos espalhados por todo o DF. Para garantir a realização do certame, os candidatos devem chegar aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. Todos os cerca de 12.687 estudantes serão obrigados a apresentar a Carteira de Identidade e o comprovante de inscrição. A caneta esferográfica preta fabricada em material transparente, água e um lanche também devem estar separados.

A maratona de questões é intensa. Serão cinco horas para responder o teste de conhecimentos, composto por questões objetivas, discursivas e pela redação. Todas de acordo com o conteúdo passado no 3º ano do ensino médio. Chegar cedo é uma das medidas que ajuda a aliviar a tensão. Para quem vai de ônibus, a dica é checar todas as linhas que levam ao destino desejado e verificar o horário delas. Nesses casos, é preciso contar com possíveis atrasos. Quanto mais cedo o estudante sair de casa, melhor. Quem pode ir de carro deve pensar no tempo de estacionar e em possíveis engarrafamentos, provocados pelas obras de melhorias nas vias do DF.

A 3ª etapa é a fase mais importante do PAS. Ela chega a equivaler a 50% da nota final para a aprovação. Por isso, é necessário ter calma. “O aluno se preparou para esse momento. Não adianta querer fazer tudo correndo. É importante ficar até o fim do teste para garantir o tempo necessário de resolver as questões. Cada hora de prova corresponde a 25% da nota”, afirma o professor e diretor da rede de colégios Alub, Alexandre Crispi.

Segundo ele, as chances de passar no PAS são muito maiores do que as do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A diferença, em uma conta superficial e geral, é gritante. Enquanto no Enem ele vai concorrer com 50 pessoas por vaga, no PAS, são quatro por oportunidade”, compara Crispi. Para passar, não basta só saber o conteúdo. É preciso traçar a estratégia correta e manter a tranquilidade para saber interpretar as questões. “As mais fáceis devem ser feitas primeiro. Depois, o aluno volta naquela que achou mais difícil, lê novamente. É importante lembrar que, nesta prova, diferentemente do Enem, ele não pode chutar”, analisa o professor.

No exame nacional, organizado pelo Ministério da Educação, as questões são de múltipla escolha e não há penalidade caso o candidato erre uma questão. Na prova seriada voltada à UnB, um item marcado errado anula um certo. Além disso, é preciso assinalar Verdadeiro ou Falso e não escolher a resposta mais provável como ocorre no outro certame.

A redação é eliminatória e classificatória, portanto, ainda que reste pouco tempo, revisar os gêneros textuais é a dica do professor de redação e português do Sigma Eli Guimarães. “Pode-se fazer uma pequena revisão sobre como se escreve a dissertação, a carta, o editorial, o artigo de opinião, a crônica e a resenha. São alguns dos gêneros que julgo relevantes e que podem fazer a diferença”, ressalta. Para o dia do teste, ele sugere aos concorrentes que vejam o tema a ser cobrado antes de iniciar as questões objetivas. “Pode surgir alguma ideia no decorrer da prova”, diz.

Atenção

Será eliminado do processo seletivo aqueles que, durante a realização das provas, usarem aparelhos eletrônicos, como calculadoras, telefones celulares, tablets, gravadores, pen drive e qualquer receptor ou transmissor de dados. Além disso, estão na lista de proibição o controle de alarme dos carros, relógio, garrafas que não sejam fabricadas em material transparente e acessórios de chapelaria.

Como são cinco horas de prova, não é indicado que o concorrente fique tanto tempo sem comer, pois o rendimento pode ser comprometido. Levar barras de cereal, chocolates com biscoito e frutas é importante para conseguir concluir bem o certame. Hidratar-se também é fundamental.

Fique atento

Realização da prova da 3 ª fase
Data: Hoje, às 13h
Prova: de conhecimentos e de redação em língua portuguesa
Tempo para realização do certame: cinco horas
Locais de prova: É de responsabilidade do candidato acessar o site www.cespe.unb.br/pas para verificar o estabelecimento onde será realizada a prova. Tudo é feito por meio de consulta individual, com apresentação dos dados solicitados

Dicas
»  Levar a Carteira de Identidade original

»  Portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente

» Visitar com antecedência o local de prova para não se perder nem chegar atrasado

» Imprimir o comprovante de inscrição

» Não subestime a redação. Hoje, ainda vale estudar os gêneros textuais. Não ir a fundo, mas lembrar o que é um artigo,
uma dissertação, uma crônica, entre outros

» Saia cedo de casa. Chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao local de prova pode evitar inconvenientes
Tags:

publicidade

publicidade