Ensino_EnsinoSuperior

Alunos disputam vagas do PAS

Estudantes do ensino médio fazem hoje a 3ª etapa do programa da UnB. Professores dizem que é preciso ler atentamente as questões e responder, primeiro, as mais fáceis. Os candidatos devem evitar chutar as respostas, pois uma errada anula uma certa

postado em 01/12/2013 18:12
Alunos em sala de aula para a realização das provas do PAS: hoje, os exames começam às 13hAs provas da 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) começam às 13h de hoje. Os exames, que darão acesso a 2.110 oportunidades na Universidade de Brasília (UnB), serão aplicados em estabelecimentos espalhados por todo o DF. Para garantir a realização do certame, os candidatos devem chegar aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. Todos os cerca de 12.687 estudantes serão obrigados a apresentar a Carteira de Identidade e o comprovante de inscrição. A caneta esferográfica preta fabricada em material transparente, água e um lanche também devem estar separados.

A maratona de questões é intensa. Serão cinco horas para responder o teste de conhecimentos, composto por questões objetivas, discursivas e pela redação. Todas de acordo com o conteúdo passado no 3; ano do ensino médio. Chegar cedo é uma das medidas que ajuda a aliviar a tensão. Para quem vai de ônibus, a dica é checar todas as linhas que levam ao destino desejado e verificar o horário delas. Nesses casos, é preciso contar com possíveis atrasos. Quanto mais cedo o estudante sair de casa, melhor. Quem pode ir de carro deve pensar no tempo de estacionar e em possíveis engarrafamentos, provocados pelas obras de melhorias nas vias do DF.

A 3; etapa é a fase mais importante do PAS. Ela chega a equivaler a 50% da nota final para a aprovação. Por isso, é necessário ter calma. ;O aluno se preparou para esse momento. Não adianta querer fazer tudo correndo. É importante ficar até o fim do teste para garantir o tempo necessário de resolver as questões. Cada hora de prova corresponde a 25% da nota;, afirma o professor e diretor da rede de colégios Alub, Alexandre Crispi.

Segundo ele, as chances de passar no PAS são muito maiores do que as do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). ;A diferença, em uma conta superficial e geral, é gritante. Enquanto no Enem ele vai concorrer com 50 pessoas por vaga, no PAS, são quatro por oportunidade;, compara Crispi. Para passar, não basta só saber o conteúdo. É preciso traçar a estratégia correta e manter a tranquilidade para saber interpretar as questões. ;As mais fáceis devem ser feitas primeiro. Depois, o aluno volta naquela que achou mais difícil, lê novamente. É importante lembrar que, nesta prova, diferentemente do Enem, ele não pode chutar;, analisa o professor.

No exame nacional, organizado pelo Ministério da Educação, as questões são de múltipla escolha e não há penalidade caso o candidato erre uma questão. Na prova seriada voltada à UnB, um item marcado errado anula um certo. Além disso, é preciso assinalar Verdadeiro ou Falso e não escolher a resposta mais provável como ocorre no outro certame.

A redação é eliminatória e classificatória, portanto, ainda que reste pouco tempo, revisar os gêneros textuais é a dica do professor de redação e português do Sigma Eli Guimarães. ;Pode-se fazer uma pequena revisão sobre como se escreve a dissertação, a carta, o editorial, o artigo de opinião, a crônica e a resenha. São alguns dos gêneros que julgo relevantes e que podem fazer a diferença;, ressalta. Para o dia do teste, ele sugere aos concorrentes que vejam o tema a ser cobrado antes de iniciar as questões objetivas. ;Pode surgir alguma ideia no decorrer da prova;, diz.

Atenção

Será eliminado do processo seletivo aqueles que, durante a realização das provas, usarem aparelhos eletrônicos, como calculadoras, telefones celulares, tablets, gravadores, pen drive e qualquer receptor ou transmissor de dados. Além disso, estão na lista de proibição o controle de alarme dos carros, relógio, garrafas que não sejam fabricadas em material transparente e acessórios de chapelaria.

Como são cinco horas de prova, não é indicado que o concorrente fique tanto tempo sem comer, pois o rendimento pode ser comprometido. Levar barras de cereal, chocolates com biscoito e frutas é importante para conseguir concluir bem o certame. Hidratar-se também é fundamental.

Fique atento

Realização da prova da 3 ; fase
Data: Hoje, às 13h
Prova: de conhecimentos e de redação em língua portuguesa
Tempo para realização do certame: cinco horas
Locais de prova: É de responsabilidade do candidato acessar o site www.cespe.unb.br/pas para verificar o estabelecimento onde será realizada a prova. Tudo é feito por meio de consulta individual, com apresentação dos dados solicitados

Dicas
; Levar a Carteira de Identidade original

; Portar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente

; Visitar com antecedência o local de prova para não se perder nem chegar atrasado

; Imprimir o comprovante de inscrição

; Não subestime a redação. Hoje, ainda vale estudar os gêneros textuais. Não ir a fundo, mas lembrar o que é um artigo,
uma dissertação, uma crônica, entre outros

; Saia cedo de casa. Chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao local de prova pode evitar inconvenientes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação