SIGA O
Correio Braziliense

Coordenador de curso já pode registrar estudante dispensado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 04/12/2013 12:18

Os coordenadores de curso das instituições de educação superior já têm à disposição o sistema on-line para prestar informações sobre os estudantes dispensados de fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Alunos de graduação que deixaram de comparecer ao exame, aplicado em 24 de novembro último, podem pedir dispensa da avaliação, com a justificativa da ausência, à instituição na qual estejam matriculados. Em caso de deferimento, o coordenador do curso registrará a situação no sistema até 24 de janeiro próximo.

O participante que tiver o pedido indeferido pela instituição, apesar da ausência por motivo de saúde, mobilidade acadêmica ou outro impedimento relevante de caráter pessoal, pode pedir a dispensa diretamente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), entre 28 de janeiro e 11 de fevereiro. Nesse caso, terá de apresentar requerimento de dispensa, declaração original de aluno regular e habilitado ao exame de 2013, comprovada por assinatura do responsável na instituição, e cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento para a participação. Os dois primeiros documentos estarão disponíveis no portal do Inep.

O Enade, organizado pelo Inep, reuniu cerca de 170 mil estudantes de cursos de educação superior em 893 locais de provas em 837 municípios. Este ano, o índice de abstenção foi de 13,7%. As provas avaliaram o desempenho dos estudantes dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, além dos cursos de tecnológicos em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

A divulgação do boletim de desempenho está prevista para o segundo semestre do próximo ano.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004. O objetivo é avaliar cursos de graduação a partir da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes durante a formação, de acordo com as características do perfil profissional exigido.

As regras para apresentação de pedido de dispensa do Enade constam da Portaria n° 683/2013, publicada no Diário Oficial da União do dia 27 último.

Acesse o sistema.

Fonte: Inep
Tags: