SIGA O
Correio Braziliense

EDUCAÇÃO »

Só quatro entre as 100 melhores universidades

Estudo divulgado por revista inglesa aponta que apenas USP, Unicamp, UFRJ e Unesp aparecem no ranking das instituições de destaque dos países emergentes

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/12/2013 14:00

Um levantamento produzido pela revista britânica Times Higher Education  acende o sinal de alerta da educação superior no Brasil. Somente quatro instituições brasileiras estão no ranking das 100 melhores dos países emergentes. A melhor colocada na lista é a Universidade de São Paulo, que aparece em 11º lugar. Realizado em 22 países, o estudo leva em conta critérios como produção acadêmica, impacto de artigos científicos e presença internacional da faculdade.

As outras universidades nacionais que aparecem no ranking são a Estadual de Campinas (Unicamp), em 24º; a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 60º; e a Estadual Paulista (Unesp), em 87º. Com 23 instituições entre as 100 melhores, a China lidera o ranking. O gigante asiático aparece nas duas primeiras colocações com a Universidade de Pequim e a Universidade de Tsinghua. Entre os demais integrantes do Brics, a Índia tem 10 faculdades entre as melhores e a África do Sul conta com cinco. No bloco, o Brasil fica à frente apenas da Rússia, com duas.

A Ásia concentra 70% das universidades presentes no ranking dos emergentes. África e Américas aparecem com nove instituições cada. A Times Higher Education, no entanto, destaca a qualidade da educação superior da Turquia. Com sete faculdades na lista, o país euroasiático têm três universidades entre as 10 melhores: Bogaziçi, em  quinto; Técnica de Istambul, em sétimo; e Técnica do Oriente Médio, em nono. Taiwan também está bem representada com 21 instituições na lista.
Tags: