Ensino_EnsinoSuperior

Inscrições para o Prouni

postado em 14/01/2014 10:46
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começaram ontem e vão até o próximo dia 17. Em todo o país, serão oferecidas 191.625 bolsas em 25,9 mil cursos de universidades e faculdades particulares. Embora a nota do Enem seja a base para o cadastro, os requisitos para participar são diferentes do Sisu. Quem pretende pleitear uma bolsa precisa ter obtido, no mínimo, 450 pontos nas médias das provas e nota acima de zero na redação. Não pode ter diploma de nível superior e ainda precisa ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 2,1 mil).

Em 2014, o número de oportunidades aumentou 18% em relação a 2013. Os cursos com maior oferta são os de administração (21,2 mil); pedagogia (14,7 mil); e direito (13,7 mil). São Paulo encabeça o ranking, com 64,3 mil oportunidades. O Distrito Federal aparece em 9; lugar entre os que mais disponibilizam bolsas no país, com 5.672 vagas. Ao todo, 1.116 instituições participam do Prouni.

A inscrição é de graça e pode ser feita exclusivamente pela internet na página do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br). O estudante pode escolher até duas opções de instituições de ensino superior. A partir de hoje, a nota de corte começa a ser calculada e o concorrente pode alterar a opção de vagas quantas vezes desejar, até as 23h59 de 17 de janeiro. Três dias após o término do período de cadastro, será divulgado o resultado da 1; chamada.

O programa do governo federal oferece a alunos brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. As vagas são para aqueles que saíram do ensino médio da rede pública ou para os bolsistas integrais que estudaram em escolas privadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação