Ensino_EnsinoSuperior

Reitores de universidades federais propõem federalização de instituições

postado em 14/01/2014 19:08
Os reitores das universidade federais se reuniram nesta terça-feira (14/1) para redigir um pronunciamento a respeito da descredencialização das Universidade Gama Filho e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) pelo Ministério da Educação (MEC). Em nota, os dirigentes externam preocupação com a qualidade na educação e propõem que as duas instituições de ensino superior sejam federalizadas.

Estiveram presentes os reitores das universidades do Rio de Janeiro (UFRJ), Antônio Alves da Cunha, do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), Luiz Pedro Jutuca, da Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ana Maria Soares, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto de Souza Salles, e o diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Carlos Henrique Figueiredo.

[SAIBAMAIS]Como alternativa para que os mais de 10 mil estudantes da Gama Filho e da UniverCidade não fiquem sem concluir o curso superior, os dirigentes das cinco instituições federais de ensino do estado do Rio de Janeiro propõem a federalização das duas entidades recém-descredenciadas pelo Ministério da Educação.

No documento, os dirigentes argumentam que a medida atenderia "aos anseios das forças sociais, políticas e estudantis". Durante o encontro, os reitores e o diretor também discutiram sobre o calendário letivo de 2014 em função das chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a formalização de um acordo de cooperação técnico-científica entre as cinco Ifes participantes da reunião.

Confira a nota oficial divulgada dirigentes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação