Ensino_EnsinoSuperior

Protesto no Rio pela federalização da Gama Filho é tranquilo

postado em 22/01/2014 09:59

Rio de Janeiro - A manifestação no centro do Rio em favor da federalização da Universidade Gama Filho e da UniverCidade, descredenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), cresceu depois que começou a passeata na Candelária. Com uma hora, o ato de protesto tinha cerca de 500 participantes, segundo informações do 5; Batalhão da Polícia Militar (BPM), que teve um esquema de segurança montado com 50 policiais.

No carro de som, o estudante de engenharia da Gama Filho, Anderson Diniz pediu para os manifestantes evitarem confrontos, porque a manifestação era pacífica. ;Não é porque erraram conosco em Brasília que vamos errar aqui no Rio de Janeiro. A gente viu que muita coisa reivindicada nas ruas nas manifestações perderam a força no momento em que perderam a razão e começaram a depredar a cidade. A gente sabe que muitas vezes há desproporcionalidade da força policial, mas a partir do momento em que a polícia não levanta a mão, não há porque a gente bater de frente;, disse.

Os manifestantes seguiram em passeata até a sede administrativa da prefeitura do Rio, na Cidade Nova. Próximo ao prédio do Comando Leste do Exército, os estudantes, professores e funcionários das instituições, que seguiam pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, a principal via do centro do Rio, passaram para a pista central, que ficou com o tráfego de veículos interrompido. Logo depois, a pista lateral foi liberada por agentes do Centro de Engenharia de Trânsito do Rio (CET-Rio), que orientavam motoristas no local.

Os integrantes do ato cobraram a todo momento uma decisão do governo federal em favor da federalização das duas universidades. Eles centraram os pedidos na presidenta Dilma Rousseff. ;A nossa força e pressão mudam as decisões em Brasília;, disse o estudante de medicina João Paulo no alto do carro de som usado na manifestação para os integrantes mandarem recados e indicarem músicas e palavras de ordem a quem seguia em passeata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação