SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Unicamp é a 15ª universidade com menos de 50 anos em ranking internacional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 30/01/2014 13:27

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo, foi a única instituição brasileira em ranking das melhores 50 universidades do mundo com menos de 50 anos. A lista é realizada pelo instituto QS, da Inglaterra, e foi divulgado na quarta-feira (29/1).

Na edição de 2013/2014, as cinco primeiras colocadas são do continente asiático, com destaque à Universidade de Ciência e Tecnologia Hong Kong, em primeiro lugar. Da América Latina, a Universidade Austral (Argentina) também conquistou lugar no ranking, ficando na 36º posição no ranking.

A colocação mostra instituições que, com pouco tempo de existência, têm grande potencial de excelência. O instituto de pesquisa QS leva em conta oito fatores para a avaliação das universidades: pesquisa, ensino, inserção no mercado de trabalho, instalações, internacionalização, inovação, engajamento e acessibilidade. Eles consideram, por exemplo, a quantidade de citações em outros materiais de pesquisas provenientes das instituições de ensino. (Confira o ranking completo).

A Universidade de Campinas foi fundada em outubro de 1966 e, atualmente, tem 67 cursos de graduação com 18.026 alunos matriculados. Segundo dados da instituição, ela é a responsável por 15% da pesquisa do país. É também uma das mais concorridas. A universidade é destaque na inovação tecnológica, com 75 patentes registradas até 2012. No ranking das universidades da América Latina de 2013, a Unicamp ficou em terceiro lugar.


Tags:

publicidade

publicidade