Ensino_EnsinoSuperior

Universidades com mais candidatos aprovados na OAB são públicas

Melhores resultados nas últimas três edições do exame são da USP, e das universidades federais de Viçosa e de Pernambuco

postado em 14/02/2014 17:51
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a FGV Projetos, da Fundação Getulio Vargas, divulgam o perfil dos candidatos nas últimas três edições do Exame de Ordem Unificado (8;, 9; e 10;). De acordo com a pesquisa, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) são as cinco primeiras no ranking com maior número de aprovados no exame.

Além de oferecer um panorama do desempenho de estudantes de direito, o estudo observa que, das 10 primeiras colocadas, todas são instituições públicas, localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país, com exceção da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 4; lugar, e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em 10; lugar, situadas na região Nordeste.

Confira as 10 melhores colocadas no ranking:

Colocação

Instituição

Município

Taxa de aprovação entre o 8; e o 10; Exames de Ordem

1;

Universidade de São Paulo

Ribeirão Preto

85,7

2;

Universidade

Federal de Viçosa

Viçosa

75,8

3;

Universidade de São Paulo

São Paulo

70,9

4;

Universidade

Federal

de Pernambuco

Recife

69,3

5;

Universidade

Federal

de Minas Gerais

Belo Horizonte

68,8

6;

Universidade

Estadual

Paulista Júlio

de Mesquita Filho

Franca

68,8

7;

Universidade

Federal

do Paraná

Curitiba

68,1

8;

Universidade

Federal

de Santa Catarina

Florianópolis

66,7

9;

Universidade

Federal do Rio

Grande do Sul

Porto Alegre

66

10;

Universidade

do Estado

da Bahia

Salvador

65,4


A OAB e a FGV adotaram como critério de avaliação o número de candidatos aprovados por instituição de ensino superior. Para que os indicadores fossem confiáveis, foram excluídas do estudo as instituições com menos de 30 candidatos inscritos. Grupos pequenos de alunos poderiam gerar uma taxa de aprovação muito alta que não, necessariamente, condiz com a qualidade de ensino da instituição. Faculdades e universidades com mais de uma unidade dentro do mesmo município tiveram os resultados agrupados.

Em outro grupo indicador foram divulgados o número de tentativas dos candidatos para aprovação no exame. O Centro Universitário Iesb foi a instituição de ensino superior com o menor número de tentativas, com o indicador de 1,047 por candidato, sendo a única instituição de ensino superior privada nessa modalidade do ranking. Em seguida, estão a USP de Ribeiro Preto (1,112 tentativas); a USP de São Paulo (1,1158); a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1,170); e a Universidade de Brasília (1,182).

A FGV Projetos passou a produzir, aplicar e corrigir a prova do Exame de Ordem em 2010. Os exames são aplicados três vezes ano ano e são compostos de duas fases. Os candidatos precisam acertar pelo menos 40 questões, ou 50% da prova. A aprovação permite que os bacharéis em direito exerçam a advocacia.






Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação