SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Consuni aprova criação do Arquivo Central da UnB

Iniciativa regulariza atividades da instituição perante o Arquivo Nacional

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 17/02/2014 18:33

Agência UnB

Por unanimidade, os membros do Conselho Universitário (Consuni) aprovaram a criação do Arquivo Central (ACE) em detrimento do Centro de Documentação (Cedoc), que vigorou desde 1986. Além do título diferenciado, o ACE ganha novas funções e passa a ser o órgão normalizador e fiscalizador de todos os documentos produzidos na universidade. O Consuni reuniu-se na tarde desta ultima sexta-feira (14), no Auditório da Reitoria.

De acordo com o relator da proposta, professor Bruno Ramos, do Departamento de Ciências Contábeis, a mudança deve trazer uma melhora no fluxo dos documentos da universidade, na padronização das normas de arquivo e maior segurança nas informações que a UnB armazena. “A universidade também passa a se adequar às normas legais definidas pelo Arquivo Nacional, que indicam que todo órgão deve ter um arquivo central”, lembra o professor.

O Arquivo Central ainda deve passar por um processo de reestruturação. Uma das alterações deve ocorrer em relação à contratação de novos servidores. “Precisaremos aumentar o quadro de arquivistas e pensar no aumento do quadro de colaboradores. O estudo já foi feito pelo Cedoc”, conta Bruno Ramos.

CEBRASPE
O Conselho Universitário também votou pela cessão de funcionários e patrimônio do Centro de Promoções de Eventos (Cespe) ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), criado no ano passado. Com 43 votos favoráveis e cinco abstenções, os conselheiros aprovaram a transferência dos 68 servidores lotados no Cespe, e a continuidade de colaboração de docentes e técnicos, com vínculos e atividades em outras unidades de origem.

Outra novidade deve ocorrer em relação aos funcionários do centro que hoje estão vinculados no Sistema de Cadastramento Unificado de Prestação de Serviços (Sicap). De acordo com o relatório apresentado na última reunião do Consuni, os profissionais serão contratados diretamente pelo Cebraspe em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A FUB também deve ceder, por um valor ainda não definido, o imóvel em que está instalado o Cespe e os bens móveis que ocupam as dependências do prédio, como parque gráfico, computadores e telefones. Além do acervo técnico, serão cedidos a marca Cespe e os recursos existentes na conta única do Tesouro Nacional vinculados à Unidade Gestora Cespe/UnB.

 
Tags:

publicidade

publicidade