SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Servidores de nível superior têm novo sindicato

A Associação dos Técnicos de Nível Superior da UnB (Atens) recebeu o registro sindical em 14 de fevereiro

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/02/2014 17:39

Agência UnB

A Associação dos Técnicos de Nível Superior da UnB (Atens) se transformou em Seção Sindical ligada à entidade nacional de mesmo nome.

Com o registro, oficializado em 14 de fevereiro, a Atens agora é uma instituição representativa dos direitos e dos interesses trabalhistas dos servidores de nível superior da UnB - um universo de aproximadamente 1,2 mil pessoas.

“O embrião desse projeto foi a aprovação, em 2005, do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE), que gerou grande distorções e prejuízos salariais para a classe E (Nível Superior)”, explica Frederico Mourão, diretor de Política de Carreiras.

A Atens-UnB segue os mesmos passos da associação nacional homônima, que, em dezembro de 2012, passou a ser sindicato. “Desde então, diversas associações locais de técnicos de nível superior têm se transformado em sindicato. Nosso objetivo é suprir a lacuna de representação da categoria”, salienta Mourão.

A presidente da Associação, Mona Lisa Lobo de Souza Choas, diz que a missão do novo sindicato é representar os servidores com ética, diplomacia e profissionalismo. Segundo ela, a ideia é construir um novo modelo sindical, com a criação de parcerias e mais diálogo. A entidade já participa do Conselho de Administração e do Conselho Universitário.

“Não queremos só reclamar, mas sim apresentar propostas efetivas de melhoria”, pontua Mona Lisa, ao lembrar que, neste ano, os novos concursados estão sendo alocados conforme a necessidade de cada setor e o perfil do profissional. “Defendemos isso junto ao Decanato de Gestão de Pessoas. É um processo que resulta em benefícios mútuos. O servidor trabalha mais satisfeito e a instituição ganha”, opina.

Outro ponto que diferenciaria o novo sindicato é o fato de a diretoria não receber remuneração. “É um item regimental. Também não seguimos nenhuma orientação político- partidária”, assegura a presidente.

Entre as principais bandeiras de luta da entidade, estão a correção das distorções salariais, a valorização dos servidores e a melhoria das condições de trabalho. “A Atens Nacional já apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de revisão do PCCTAE, que pode resultar na correção da matriz do plano de carreira”.

Para atender às demandas dos servidores de nível superior da UnB, o diretor Administrativo e Financeiro, Rodrigo Nunes Endres, conta que foram criados cinco grupos de trabalho: GT Aposentadoria, GT Assédio Moral e Sexual, GT Perfil Profissional e Lotação, GT Modernização e Dinamização dos Processos Institucionais e GT Atribuições do cargo x Desvio de Função. “Esses grupos vão buscar solucionar problemas do dia a dia, porque, muitas vezes, os servidores se sentem órfãos, sem saber a quem recorrer”, salienta.

SERVIÇO
 Mais informações sobre as atividades do sindicato e de como se filiar pelo site www.atensnacional.org.br, pelo e-mail atensunb@unb.br ou diretamente com os diretores.
Tags:

publicidade

publicidade