SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Aulas da UnB recomeçam nesta segunda-feira

Programação de Boas-Vindas recebe comunidade acadêmica com o tema Internacionalização do Ensino

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 10/03/2014 09:40

Nesta segunda-feira (10), mais de 43 mil alunos voltam às aulas na Universidade de Brasília. Para marcar o início do primeiro semestre de 2014 e recepcionar os calouros, a UnB preparou uma programação especial de boas-vindas.

Neste ano, o tema escolhido foi a Internacionalização do Ensino. O objetivo da campanha de Boas-Vindas 2014 é fomentar o intercâmbio científico, tecnológico, cultural, artístico e filosófico entre a UnB e outras universidades. A iniciativa visa à formação cultural mais diversificada de alunos de graduação e pós-graduação.

"O tema foi escolhido pelo momento que a universidade vive no contexto nacional. Somos a quarta instituição de ensino superior em número de alunos participantes do programa Ciências Sem Fronteiras", salienta o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo.

Com o slogan Aonde a UnB pode te levar, as atividades da programação de Boas-Vindas irão abordar as oportunidades de intercâmbio no exterior, os programas oferecidos e os requisitos para concorrer às vagas.

"Sinalizamos aos alunos que fiquem atentos, porque é preciso cumprir algumas condições para ter acesso às oportunidades. O aluno deve se preparar desde o primeiro semestre: ter rendimento acadêmico mínimo necessário e cursar determinadas cadeiras", explica Rabelo.

O decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, lembra que existem diversas oportunidades de estágios e editais para programas de mobilidade no exterior e inclusive no Brasil. “Essas experiências nos colocam em contato com pensamentos que transcendem a questão geográfica. É uma grande chance de aprendizagem”, reforça.

AULA MAGNA E POESIA - A programação de Boas-Vindas iniciará às 9h, no Centro Comunitário, no campus Darcy Ribeiro. Os alunos serão recepcionados com a Bateria Universitária Maquinada, da Faculdade de Tecnologia da UnB. Logo após, o instrumentista Manassés irá interpretar o Hino Nacional. Na sequência, haverá uma apresentação de salsa.

A Aula Magna será ministrada pelo educador português António Nóvoa. Um dos momentos mais aguardados é o encontro do instrumentista Manassés e do professor português. Eles irão interpretar juntos uma poesia escrita por Nóvoa e Luciano Góis, especialmente para os alunos da UnB.

Neste ano, além da cerimônia de abertura do semestre, o turno da noite será recepcionado com a Aula Magna ministrada pelo educador português. O evento começa às 19h, no Anfiteatro 9 (ICC-Sul)
Apoena Pinheiro/UnB Agência


NOVOS CAMPI - As Faculdades de Ceilândia, Gama e Planaltina também preparam atividades especiais para receber os estudantes. Além de inaugurar o Restaurante Universitário, a Faculdade UnB Gama promoverá, a partir de terça-feira (11), palestras e um torneio entre os cursos de Engenharia.

“A acolhida aos calouros é muito importante, porque eles estão em uma fase de transição. É preciso explicar o que a universidade oferece e contar um pouco sobre os cursos”, ressalta o diretor da Faculdade UnB Gama, Alessandro de Sousa Oliveira.

Na segunda-feira (10), a Faculdade UnB Planaltina terá programação especial nos três turnos. Haverá apresentação dos cursos e palestra de representantes do DCE.

A Faculdade UnB Ceilândia fará dois dias de atividades. Na segunda-feira (10), haverá, entre outras iniciativas, apresentação dos Programas de Assistência Estudantil e do Serviço de Orientação ao Universitário. Na terça-feira (11), é a vez de representantes dos Centros Acadêmicos se reunirem com os alunos.

UnB/Agência
Tags:

publicidade

publicidade