Ensino_EnsinoSuperior

Guns N'Roses apoia alunos de medicina

Banda californiana faz cor ao protesto contra a falta de técnicos para as aulas de anatomia na Universidade de Brasília

postado em 25/03/2014 12:16
Músicos da Guns N'Roses engajados na luta dos estudantes pela contratação de técnicos em anatomiaO Museu de Anatomia Humana da Universidade de Brasília (UnB) recebeu visitantes inesperados na tarde de ontem. O espaço fazia parte da lista de pontos turísticos escolhidos pelos integrantes da banda Guns N; Roses para conhecer na capital. Eles passaram cerca de 30 minutos no local. Diante da visita, os estudantes do curso de medicina aproveitaram a popularidade do grupo para pedir a contratação de técnicos da área. Os alunos escreveram alguns cartazes e pediram para os músicos posarem para fotos. Rapidamente, as imagens ganharam as redes sociais.

A banda está na cidade para se apresentar hoje, a partir das 21h, no Ginásio Nilson Nelson, e não perdeu a oportunidade de conhecer a capital federal. Sem chamar muita atenção, eles chegaram à UnB por volta das 14h para uma rápida visita ao museu, que está na lista oficial dos pontos turísticos.

Responsável pelo espaço, a bolsista e estudante de medicina Yvna Vilela Moreira Salles, 19 anos, foi surpreendida com os músicos na instituição. Segundo ela, o museu estava fechado no momento, e a ida ao local não havia sido agendada. ;A coordenadora me ligou e subi correndo porque eu deveria fazer a visita guiada. Poucas pessoas sabiam que eles estavam lá, mas ninguém pôde entrar;, disse. Yvna mostrou as peças da coleção, fez as explicações em inglês e contou que eles se mostraram muito interessados. ;Queriam saber o que era cada peça, quantos anos tinham e como a gente fazia para conservá-las;, completou.

Os poucos alunos que souberam da presença dos músicos aproveitaram para colocar em evidência o problema.Com a carência de técnicos em anatomia para manusear as peças nos laboratórios, os estudantes estão sem aulas da disciplina neste semestre. Eles fizeram alguns cartazes com a palavra ;Anatojá; e pediram aos integrantes da banda para fazerem fotografias. ;A anatomia está parada por falta de profissionais para manipular os cadáveres. A visita é mais do que bem-vinda e espero que ajude;, comentou Yvna.

O reitor da UnB, Ivan Camargo, explicou que as vagas de técnico em anatomia foram extintas pelo Ministério da Educação (MEC), e a universidade tem buscado uma solução para o problema. ;Os alunos estão cobertos de razão em reclamar, não conseguimos contratar novos técnicos para o laboratório de anatomia. Estamos buscando uma solução e uma delas é fazer uma parceria com o nosso hospital universitário;, adiantou. O Museu de Anatomia Humana da UnB funciona de segunda a sexta-feira e é aberto para toda a comunidade. As visitas são agendadas por telefone 3107-1920.

Formação

A banda americana Guns N; Roses surgiu em 1985, em Los Angeles, Califórnia. Da primeira formação, ficaram apenas o vocalista, Axl Rose, e o tecladista Dizzy Reed. O grupo atual tem os músicos Tommy Stinson, Chris Pitman, Richard Fortus, Ron "Bumblefoot" Thal, Frank Ferrer e DJ Ashba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação