Ensino_EnsinoSuperior

Pesquisa revela opinião de alunos e professores sobre as universidades

Levantamento será usado como base para debates em encontro mundial de reitores

postado em 03/04/2014 19:15
Pesquisa da Universia consultou mais de 20 mil estudantes, professores e funcionários de instituições de ensino de países da América Latina, além de Portugal e Espanha, sobre o cenário das universidades. Entre os participantes 61% eram estudantes, 26% docentes e pesquisadores, e 13% administradores e prestadores de serviços. A maioria (70%) dos entrevistados respondeu que o principal objetivo das instituições de ensino superior deve ser a formação de bons profissionais.

Metade dos respondentes valorizaram tarefas de investigação e inovação, enquanto 40% destacaram a contribuição para o desenvolvimento econômico e social de sua região. A pesquisa ;A universidade comprometida; foi realizada por meio de questionário on-line entre setembro e outubro de 2013.

Sobre o cumprimento dos objetivos pelas universidades, 90% dos entrevistados brasileiros reconhecem que, nos últimos 10 anos, mais pessoas de classe social baixa ingressaram no ensino superior. Apesar disso, mais de 70% de alunos, professores e funcionários de todas as regiões pesquisadas e mais de 80% dos entrevistados brasileiros acreditam que o número de jovens em formação universitária é insuficiente. Metade dos consultados no Brasil pensa que a gratuidade é a solução para ampliar o acesso. Empréstimos e bolsas de estudos também foram citados como opções.

Numa escala que vai de 0 a 10, estudantes, professores e pessoal administrativo dão nota superior a 8 para a importância da universidade para o desenvolvimento de um país. A cooperação das universidades com outras organizações (como empresas e outras universidades) também recebeu nota 8 em grau de necessidade. Quanto à discriminação da mulher, 57% dos entrevistados acredita que elas não são ;nada discriminadas; no acesso ao ensino superior, enquanto 15% consideram que elas sejam discriminadas ou muito discriminadas.

Encontro de reitores
A pesquisa ;A universidade comprometida; faz parte de uma série de pesquisas que vai ser utilizada para embasar debates III Encontro Internacional de Reitores Universia, que vai ocorrer no Rio de Janeiro, entre 28 e 29/7, com o tema ;A universidade do século XXI: uma reflexão a partir da Ibero-América;. Mais de mil reitores de 46 países ibero-americanos e 150 reitores de universidades renomadas de Estados Unidos, Rússia, Ásia, África, Europa e Oceania. Líderes de universidades vão refletir sobre o futuro da universidade, a capacidade de responder às demandas da sociedade e oportunidades de melhorar o ensino superior. A primeira edição ocorreu em Guadalajara, no México, em 2010, e em Sevilha, na Espanha, em 2005. Além de reitores, outros interessados podem participar de diversos diálogos on-line, sobre temas como tecnologias da informação no ensino e relevância da pesquisa. Para participar das pesquisas e discussões, acesse a plataforma .

Sobre a Universia
Criada em 2000, é a maior rede de universidades de língua espanhola e portuguesa, formada por 1,2 mil universidades em 23 países ibero-americanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação