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Pesquisa revela perfil dos alunos de Pedagogia no país

Trabalho faz parte de dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Educação

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postado em 28/04/2014 16:03

Agência UnB

Em um momento em que o Plano Nacional de Educação (PNE) está em votação no Congresso, a dissertação de mestrado do aluno da UnB, Marcos Felipe Ferreira, parece vir em boa hora. O trabalho analisa os motivos que levam os estudantes a escolherem o curso de Pedagogia na hora do vestibular e os reflexos disso na formação docente e na qualidade da educação.

Os resultados da pesquisa confirmam a desvalorização do professor no Brasil e, ao mesmo tempo, as oportunidades de inclusão e ascensão social que a carreira representa para estudantes provenientes de famílias de condição social e econômica mais desfavorável.

A pesquisa mostra, por exemplo, piora das condições socioeconômicas dos candidatos ao curso de Pedagogia na UnB. Tanto a renda das famílias quanto o nível de escolaridade dos pais de estudantes que optam pela área têm caído com o passar do tempo. Setenta por cento dos futuros pedagogos vieram de escolas públicas e 35% deles de famílias com renda entre 1,5 e 3 salários mínimos – R$ 697,51 a R$ 1.395,00.

Outra conclusão da pesquisa diz respeito à origem racial dos estudantes. Nos últimos quatro anos, a procura pelo curso entre alunos brancos de escolas privadas diminuiu e entre pardos e negros de escolas públicas aumentou.

Entre as causas, Ferreira cita a redução da concorrência no vestibular – oferta de bolsas de estudos nas instituições privadas e abertura de mais vagas nas públicas – e a perspectiva de concursos e salários atraentes para professores nos próximos anos, principalmente na educação infantil.

A pesquisa revela também preocupação com a qualidade dos cursos e a formação dos futuros professores. O fato de os candidatos virem de uma realidade social menos favorável “leva a crer que foram submetidos a um processo de formação educacional prejudicada”. Os resultados do IDD – índice que mede o quanto a instituição de ensino ajudou na formação do estudante – do curso de Pedagogia “não foram tão bons”.

A dissertação intitulada O curso de Pedagogia: perfil de ingresso, inserção profissional e promoção social foi orientada pelo professor Remi Castioni da Faculdade de Educação.

Confira artigo sobre o primeiro Plano Nacional de Educação.
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