Ensino_EnsinoSuperior

Votações para o DCE começam com pouco movimento na UnB

Quatro chapas disputam a liderança do diretório e quatro concorrem pelas representações discentes

postado em 14/05/2014 16:55
Estudantes votam no primeiro dia de eleições no DCENo primeiro dia das eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e para as Representações Discentes (RD) - que garantem cadeiras nos conselhos superiores - da Universidade de Brasília (UnB), o número de eleitores que já depositaram a cédula nas urnas é considerado baixo. Ainda não há uma apuração, mas na Faculdade de Educação Física (FEF), por exemplo, dos 967 alunos esperados, apenas 41 tinham votado até as 15h, segundo a mesária Lislaine Fideski, 23 anos, aluna do 4; semestre de enfermagem. ;O número ainda está bem baixo;, disse. As eleições continuam até quinta-feira (15/5).

Na FEF, o estudante de 8; semestre de educação física Ian da Gama, 21, já fez sua opção. Ele reclama, porém, que não houve muita base para escolher. ;A divulgação das chapas, pelo menos na FEF, foi muito fraca. Eles só começaram a passar nas salas na segunda-feira;, relatou. Ian acabou se baseando em panfletos distribuídos em boca de urna para tomar a decisão.

Bruno Martins, 22, aluno do 6; semestre de história, acredita que a eleição de 2014 não vai bater recorde de votos como a do ano passado. "A de 2013 foi uma das maiores da história do DCE. Mas este ano está tumultuado. Os debates foram pragmáticos e não incluíram nas conversas a conjuntura política em que a UnB está inserida. Além disso, a comissão eleitoral também não está muito organizada", disse.

As chapas Aliança pela Liberdade, Bloco na Rua, Manifesta e UnB Aberta para Quebrada concorrem ao DCE. Para as Representações Discentes (RD), as chapas concorrentes são Aliança pela Liberdade, Bloco na Rua, Manifesta e Inversão.

[SAIBAMAIS]Denúncias
A comissão eleitoral recebeu denúncias sobre urnas que foram abertas para votação sem a presença de testemunhas. A situação teria acontecido na Faculdade de Tecnologia e no câmpus do Gama. Marcus Medeiros, 23 anos, aluno do 6; semestre de administração e membro da comissão eleitoral disse que o boato ainda não foi confirmado. Ele recebeu ainda outra denúncia. ;Disseram que um representante de uma chapa foi fazer propaganda para alunos do 3; semestre de medicina hoje, o que é proibido;, conta.

Isabela Ziller, 40, aluna do 4; semestre de história e representante da chapa Aliança pela Liberdade acredita que o clima dessas eleições está complicado. ;As chapas de esquerda se uniram contra a Aliança, há uma corrente de ataque. Por isso, temos que fazer um discurso defensivo;, argumentou. Isabela diz ter presenciado uma irregularidade nas eleições. ;Uma pessoa da chapa Manifesta ficou próxima a uma urna na FEF, perto do mesário, ultrapassando a linha em que é proibido fazer boca de urna;. Isabella disse que não viu o representante da chapa concorrente adulterando a urna.

O mesário que estava na FEF no momento era Aristóteles Gomes, 23, aluno do 2; semestre de física. ;Era para ter dois mesários naquele início da manhã, mas um faltou. Fiquei sozinho na mesa. Essa pessoa integrante da chapa Manifesta ficou próxima a minha mesa observando, mas não fez nada demais;, disse. Segundo Aristóteles, ele não convidou o jovem a ajudá-lo, mesmo com a ausência de um dos mesários. Quando os mesários do outro turno chegaram, às 10h30, a situação foi normalizada.

Quatro chapas disputam a liderança do diretório e quatro concorrem pelas representações discentesO causador das reclamações é Marcelo Botelho que nem é estudante da UnB. Mesmo assim, ele é um apoiador da chapa Manifesta. Questionada sobre o motivo de se aproximar da urna, Marcelo se limitou a afirmar que estava apenas fiscalizando e não quis comentar mais o caso. Segundo Jonata Rodrigues, 19, aluno do 5; de semestre ciências sociais e membro da chapa Manifesta, a ação não foi um erro. ;A fiscalização é permitida se a pessoa não estiver em campanha;, disse. Segundo o mesário Aristóteles e outras pessoas que estavam no local, porém, Marcelo estava com adesivo da chapa colado na perna nos momentos em que ficou próximo à urna da FEF, o que configura campanha.

Integrante da comissão eleitoral a aluna do 8; semestre de biblioteconomia Shayane Zica afirmou que todas as denúncias vão ser apuradas pela comissão eleitoral depois que as urnas forem lacradas nesta quarta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação