SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

2014 A COPA é AQUI »

Mais de 9 mil votam para o DCE

A eleição do diretório de estudantes da UnB terá o resultado divulgado hoje. Os alunos ouviram os concorrentes falarem até sobre protestos contra o Mundial de futebol durante os debates

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/05/2014 10:25

Manoela Alcântara , Eliane Moreira, Especial para o Correio /a

Urnas ficaram abertas até o fim da tarde de ontem: previsão é que resultado saia ainda hoje pela manhã (Antonio Cunha/CB/D.A Press) 
Urnas ficaram abertas até o fim da tarde de ontem: previsão é que resultado saia ainda hoje pela manhã

A chapa que vai comandar o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) será conhecida hoje. Os nomes dos 25 titulares dos conselhos deliberativos e 25 suplentes entre os estudantes serão divulgados ainda durante a manhã, no anfiteatro da instiuição de ensino superior. Os 42 mil alunos de graduação e pós tiveram dois dias para depositar os votos nas urnas e escolher os representantes. A Comissão Eleitoral começou a contar as cédulas logo após o término do pleito em todos os câmpus, às 22h30. Durante os debates, o tema Copa do Mundo foi um dos mais debatidos pelas chapas.

O primeiro dia do certame foi considerado fraco por alguns mesários, mas ontem, por volta das 11h30, os estudantes formavam filas em volta das urnas. Uma das mais longas estava na entrada no Instituto Central de Ciências Norte (ICC Norte), espaço conhecido pelos alunos como Ceubinho. Até o fechamento desta edição, os organizadores das votações ainda não haviam computado a quantidade de votos dos dois dias, mas estimavam que 9 mil pessoas tenham participado. Ano passado, foram 8 mil.

Eles escolheram entre cinco chapas, quatro somente para o DCE. A Aliança pela liberdade, o Bloco na rua, o Manifesta, e a UnB aberta pra quebrada têm a possibilidade de assumir o cargo mais importante entre os universitários. O grupo Inversão disputa oportunidades somente nos órgãos deliberativos da UnB. Os eleitos para Representação Discente (RD) participarão das decisões do Conselho Universitário (Consuni), do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do Conselho de Administração (CAD). No primeiro dia de eleição, 4 mil pessoas foram às urnas.

Uma das reclamações dos alunos é a segurança dentro do câmpus (Antonio Cunha/CB/D.A Press) 
Uma das reclamações dos alunos é a segurança dentro do câmpus

Apuração
Certo de passar a noite em claro para contabilizar as opiniões, o integrante da Comissão Eleitoral Kauany Souza, 17 anos, acredita que o anfiteatro estará lotado na hora do anúncio da chapa vencedora, como ocorreu em 2013. “A concorrência é muito alta. Nós já acionamos a segurança do câmpus para evitar quaisquer problemas”, conta o estudante do 4º semestre de economia.

Segundo ele, a apuração dos votos será criteriosa. “Se houver diferença de 5% da quantidade de cédulas e de alunos matriculados, há recontagem de votos, pois não podemos deixar erros passarem”, explica. Haverá ainda a fiscalização de mesários durante a apuração. Ao todo, os estudantes tiveram três turnos para votar, em 22 urnas.

A Copa do Mundo chegou a nortear o debate entre as chapas. Quem ganhar promete organizar manifestações, conscientizar os estudantes ou pelo menos debater o tema com seriedade. No entanto, para a estudante de agronegócio Carol Salgado, 19, o assunto não influencia na hora da votação. A amiga Yasmin Braga, 21, concorda e diz que há problemas mais importantes a serem resolvidos dentro da universidade. “Algumas chapas apoiam a retirada da Polícia Militar do câmpus, mas se com eles está inseguro, imagina sem eles”, conta.

Pâmela Soll, 24, aluna de comunicação social, ainda estava indecisa se votaria ou não, mas diz que prestou atenção em todas as propostas das chapas concorrentes e achou algumas importantes. “A iluminação na UnB e a transparência do dinheiro que a universidade recebe atingem diretamente nós, alunos”, declara.

Professores vão às urnas

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) também está em processo eleitoral para o biênio 2014/ 2016. As eleições serão realizadas em 21 e 22 de maio. Duas chapas foram inscritas e homologadas para participar da disputa: Chapa 1, ADUnB para os professores e Chapa 2, ADUnB, me representa! Elas participarão de um debate, às 11h de hoje, no Auditório do câmpus de Ceilândia. Os concorrentes apresentarão as propostas e responderão à perguntas.
 
Colaborou Elijonas Maia 
Tags:

publicidade

publicidade