SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação Superior

Comissão debate os 10 anos do Sistema Nacional de Avaliação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/05/2014 12:15

Agência Câmara

A Comissão de Educação promove, nesta tarde, um seminário para debater os dez anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O presidente da comissão, deputado Glauber Braga (PSB-RJ), propôs o debate para avaliar o que é preciso aperfeiçoar no sistema.

"Essa é a oportunidade que a gente vai ter para a realização de um diagnóstico, ou seja, qual é a situação e os instrumentos que temos hoje e o que a Comissão de Educação pode fazer para que a gente avance nas lacunas que porventura a gente ainda tenha existente", ressaltou.

Foram convidados para participar do evento representantes das universidades públicas e federais, do Ministério da Educação e da União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outros.


Confira a programação completa do seminário sobre o Sinaes.


Qualidade dos cursos

O Sinaes faz a avaliação das instituições de ensino, dos cursos e do desempenho dos estudantes. São vários índices de avaliação. O Índice Geral de Cursos (IGC) analisa a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação e um dos seus instrumentos é o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

No CPC, entra a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, com 55%, e a organização e infraestrutura da instituição, com 15%. O corpo docente compõe os 30% restantes.

O IGC de 2012, o último divulgado, mostrou que, de 2.008 instituições brasileiras, 1.461 tiveram um resultado considerado satisfatório. 60 das que tiveram desempenho ruim tiveram que passar por um processo específico de supervisão e sofreram medidas cautelares como o congelamento da abertura de novos cursos.


A reunião ocorrerá a partir das 14 horas, no plenário 10.

Tags:

publicidade

publicidade