Novos campi da UnB terão internet sem fios

Rede wireless deve estar disponível nos campi da UnB no Gama e em Ceilândia até o final do ano. Campus Darcy Ribeiro e UnB Planaltina já contam com o serviço

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 25/06/2014 16:41

Agência UnB

Até o final do ano, todos os quatro campi da Universidade de Brasília vão ter acesso à internet rápida por rede sem fios.

"Os equipamentos estão sendo comprados e vão ser instalados no próximo semestre", diz o professor Marcelo Ladeira, um dos responsáveis pelo projeto GigaCandanga.

"Com a senha UnB wireless, cada aluno, professor e servidor vai ter acesso à internet em qualquer campus", destaca.

A primeira etapa do projeto foi concluída em maio do ano passado com a implantação de cabos de fibra óptica ligando todos os campi a uma velocidade de 1 Gbps.

Nos próximos meses, a rede sem fios vai ser instalada nos campi da UnB no Gama e em Ceilândia para facilitar o acesso à internet de alta velocidade já implantada.

O professor explica que a vida útil da nova infraestrutura é de 25 anos. "Isso significa que os cabos de fibra óptica podem ser usados para velocidades maiores à medida que a tecnologia avança", explica.

A implantação da UnB wireless faz parte do projeto de Interiorização da rede GigaCandanga, que liga instituições de ensino e pesquisa no Distrito Federal.
Tags: