SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

UnB sedia Seminário Internacional de Educação Musical Infantil

Evento da Sociedade Internacional de Educação Musical é realizado este mês em sete cidades do país. Encerramento da atividade na UnB traz apresentação da Orquestra Infantil e Juvenil

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/07/2014 17:45

Agência UnB

murilo_abreu/UnB Agência
A Universidade de Brasília recebe esta semana o 16º Seminário Internacional de Educação Musical Infantil, realizado pela Sociedade Internacional de Educação Musical (International Society for Music Education – ISME). As atividades ocorrem entre os dias 15 e 19 de julho no Auditório de Música da instituição, no campus Darcy Ribeiro. O evento reúne pesquisadores e profissionais que atuam na formação musical de crianças que estão na primeira infância – período entre 0 e 8 anos de idade.

"Esse é um evento de internacionalização. A UnB se coloca perante uma área do conhecimento como participante, com bases iguais, de modo a gerar e receber conhecimento", avalia Ricardo Dourado Freire, diretor do Instituto de Artes e professor do Departamento de Música. Essa é a primeira vez que o evento é sediado por um país Latino Americano. Além do Distrito Federal, seis estados brasileiros irão receber eventos da ISME até o final do mês. 

Em Brasília, além da programação acadêmica específica, o seminário internacional conta com atividades para a comunidade. Na quinta-feira (17), às 11h, haverá uma intervenção musical com um grupo de crianças. No sábado (19), a partir das 11h40, quando se encerra a grade de programações do evento, a Orquestra Infantil e Juvenil da UnB fará uma apresentação.

EXTENSÃO
Na Universidade de Brasília, o tema da musicalização infantil é trabalhado especialmente no projeto de extensão Música para Crianças (MPC), criado em 2002 por Ricardo Freire. O projeto foi o primeiro a oferecer musicalização para bebês na capital federal.

No início, o grupo de estudantes e professores do curso de Música da universidade atendia apenas crianças de 6 meses a 4 anos de idade. No entanto, com o aumento da procura pela prática musical a coordenação do curso percebeu a necessidade de ampliar a oferta. "Hoje atendemos crianças até os 9 anos de idade", conta Freire.

Para o professor, a oportunidade de sediar o evento internacional deve consolidar a relação da instituição com o assunto. "Tudo o que foi implantado a partir da extensão, nos últimos 12 anos, agora está tendo a oportunidade de ser divulgado internacionalmente por meio da promoção desse congresso na UnB", aponta o professor.
Tags:

publicidade

publicidade