Ensino_EnsinoSuperior

O futuro do ensino superior mundial em jogo

Dirigentes de instituições do DF, como Ivan Camargo, estão presentes no 3º Encontro Internacional de Reitores Universia que começou nesta segunda-feira

postado em 28/07/2014 10:51

Emilio Botín discursa durante abertura do 3º Encontro de Reitores Universia

O 3; Encontro Internacional de Reitores Universia começou nesta segunda-feira (28), no Riocentro, no Rio de Janeiro. O evento conta com a presença de representantes de 1.103 universidades de 33 países. A cerimônia de abertura contou com a presença de Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, e de autoridades ligadas ao ensino superior de Brasil, Argentina, Chile, México, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido.

Entre os participantes do Distrito Federal no evento, estão o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo; a reitora do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), Eda Coutinho; e o reitor do UniCeub, Getúlio Américo Moreira Lopez.

Na ocasião, Emilio Botín, presidente do Santander e responsável pela rede de universidades Universia, afirmou que o encontro é um ;acontecimento único na história contemporânea das universidades, pois nunca antes foi realizada uma reunião tão importante com representantes máximos de países tão diferentes;.

Dirigentes de instituições do DF, como Ivan Camargo, estão presentes no 3º Encontro Internacional de Reitores Universia que começou nesta segunda-feira

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Antônio Levi da Conceição, deu calorosas boas vindas aos presentes e disse que, durante estes dois dias, os representantes de instituições de ensino participarão de reflexões e debates de grande relevância para a direção universitária. ;Não temos qualquer dúvida sobre o destacado papel da universidade para os avanços e conquistas culturais, de desenvolvimento social, tecnológicas para a vida moderna;, afirmou. Segundo ele, os números e a dimensão do 3; Encontro Internacional de Reitores Universia fazem dessa a maior reunião de líderes universitários do planeta.

É possível conferir as programações do evento ao vivo pelo site ()

Temas de debates

Conheça os assuntos de discussões que ocorrem entre segunda e terça:

1. A Universidade hoje: como nos veem? Como nos vemos?

2. As universidades satisfazem as necessidades dos estudantes?

3. Do que os professores precisam? De que professores precisamos?

4. Organizações, governos e financiamentos: em quem confiar?

5. A universidade e a tecnologia: que impacto têm?

6. Qualidade e renovação do ensino: respondem às necessidades sociais?

7. Investigação, inovação e transferência: é possível dar um salto adiante?

8. Universidade, sociedade e meio ambiente: estamos comprometidos?

9. A universidade e os seus redores: como contribuir com o desenvolvimento das comunidades?

10. Internacionalização: quais são as metas? A que ritmo? Com quais estratégias?

[SAIBAMAIS]Sobre o encontro

Com o tema ;A universidade do século 21: uma reflexão a partir da Ibero-América;, o encontro continua até terça-feira (29) com diversos debates sobre o futuro do ensino superior. As discussões são baseadas em pesquisas realizadas com cerca de 100 mil universitários pela internet. Os temas foram escolhidos por uma rede de 500 reitores, em constante interação com as comunidades acadêmicas.

Entre os objetivos do 3; Encontro Internacional de Reitores, estão a modernização, a internacionalização, o empreendedorismo e a inovação universitária. Ao fim do evento, representantes das universidades presentes elaborarão a Carta Universitária Rio 2014, com conclusões e compromissos para serem executados até o próximo encontro, em 2018.

A organização do evento é da Universia, rede de 1.290 universidades associadas criada há 14 anos.

* A jornalista viajou a convite da Universia

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação