Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes brasilienses participam de simulação

postado em 31/07/2014 10:08

Universitários de diversas partes do mundo vão chegar a Brasília para trocarem experiências sobre negociações entre países e conhecerem como a Organização das Nações Unidas atua diante de situações adversas, como os conflitos no Oriente Médio. Os debates e as simulações ocorrem na 17; edição do Americas Model United Nations (Amun), evento criado por estudantes da Universidade de Brasília (UnB) para aprimorar as práticas, principalmente dos alunos do curso de relações internacionais. Neste ano, a semana de debates será de 4 a 8 de agosto, no UniCeub. Cerca de 150 estudantes se inscreveram para participar.


Entre eles, estão brasileiros, além de delegações da Indonésia, do México e da Itália. Em outros anos, o evento recebeu universitários dos Estados Unidos da América, do Reino Unido, da Alemanha, da Suíça, de Portugal e outros.

Divididos em sete comitês, os participantes vão fazer o papel de ministros, juízes, diplomatas, embaixadores, ao simular situações de conflito, onde devem atuar como pacificadores. O tema deste ano foi decidido ainda em 2013 e será Quebrando velhos ciclos, criando novas esperanças. Podem surgir discussões a respeito de crimes humanitários, meio ambiente, política internacional.


No último dia, o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil Antonio Patriota ministrará palestra aos inscritos. ;São nossos futuros diplomatas, representantes do Brasil nos organismos internacionais. Precisam ter experiência. Saber como respeitar opiniões, construir consensos e participar de negociações;, afirma a coordenadora do curso relações internacionais do UniCeub, Renata de Melo Rosa.


Para ela, é preciso manter a tradição do Brasil de cultivar a paz e o diálogo. ;O objetivo é integrar os estudantes. Eles terão experiência de gestão, de coordenação. Vão adquirir maturidade no campo profissional;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação