SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

RELAÇÕES INTERNACIONAIS »

Estudantes brasilienses participam de simulação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 31/07/2014 10:08 / atualizado em 31/07/2014 10:17

Manoela Alcântara

Universitários de diversas partes do mundo vão chegar a Brasília para trocarem experiências sobre negociações entre países e conhecerem como a Organização das Nações Unidas atua diante de situações adversas, como os conflitos no Oriente Médio. Os debates e as simulações ocorrem na 17ª edição do Americas Model United Nations (Amun), evento criado por estudantes da Universidade de Brasília (UnB) para aprimorar as práticas, principalmente dos alunos do curso de relações internacionais. Neste ano, a semana de debates será de 4 a 8 de agosto, no UniCeub. Cerca de 150 estudantes se inscreveram para participar.


Entre eles, estão brasileiros, além de delegações da Indonésia, do México e da Itália. Em outros anos, o evento recebeu universitários dos Estados Unidos da América, do Reino Unido, da Alemanha, da Suíça, de Portugal e outros.

Divididos em sete comitês, os participantes vão fazer o papel de ministros, juízes, diplomatas, embaixadores, ao simular situações de conflito, onde devem atuar como pacificadores. O tema deste ano foi decidido ainda em 2013 e será Quebrando velhos ciclos, criando novas esperanças. Podem surgir discussões a respeito de crimes humanitários, meio ambiente, política internacional.


No último dia, o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil Antonio Patriota ministrará palestra aos inscritos. “São nossos futuros diplomatas, representantes do Brasil nos organismos internacionais. Precisam ter experiência. Saber como respeitar opiniões, construir consensos e participar de negociações”, afirma a coordenadora do curso relações internacionais do UniCeub, Renata de Melo Rosa.


Para ela, é preciso manter a tradição do Brasil de cultivar a paz e o diálogo. “O objetivo é integrar os estudantes. Eles terão experiência de gestão, de coordenação. Vão adquirir maturidade no campo profissional”, completou.

Tags:

publicidade

publicidade