Ensino_EnsinoSuperior

Profissão: escritora e estudante

Escritora brasiliense acumula, aos 24 anos, duas obras de sucesso entre o público infantojuvenil

postado em 08/09/2014 18:31
Bárbara mostra os dois livros da trilogia AnômalosConhecida no mundo dos blogueiros como Bells, Bárbara Morais é estudante do 5; semestre de economia da Universidade de Brasília (UnB), brasiliense, co-fundadora do blog Nem um pouco épico e autora de dois livros infantojuvenis de ficção científica ; A ilha dos dissidentes e A ameaça invisível ;, ambos da trilogia Anômalos. Com 24 anos, a jovem possui fãs de várias partes do Brasil, viciados em histórias que mostram um mundo fantástico e dividido em dois polos de poder.

Depois de lançar o segundo livro da série ; A ameaça invisível ;, em 23 de agosto, na 23; Bienal Internacional do Livro de São Paulo, Bárbara não parou. A jovem já começou a preparação para o último livro, com previsão para o segundo semestre de 2015.

Blogueira desde pequena
Apaixonada por internet e blogs, aos 10 anos, Bárbara criou o primeiro site como forma de contar tudo o que gostava de Sailor Moon ; série de histórias em quadrinho japonesa ;, criada nos anos 90, e que depois ganhou versão animada. ;Eu sempre gostei de internet, mas os sites nunca escreviam do jeito que eu queria, do jeito que eu achava interessante. Por isso, eu criei a página;, diz.

Já o blog mais recente Nem um pouco épico e que Bárbara ainda mantém com mais 12 pessoas completa cinco anos, em dezembro deste ano. ;A página foi criada por mim e pela minha irmã, mas depois de um tempo, a gente decidiu convidar outros autores jovens para participar e alguns leitores também quiseram fazer parte. No início, a gente conseguia ter uma postagem por dia, pelo menos. Porém, agora está mais complicado manter esse ritmo;.

Nem um pouco épico mostra, de forma jovem, críticas de filmes, livros, webseries ; séries que são exibidas pela internet, animês ; desenhos animados japoneses -, e dicas de leitura . ;No blog, eu falo dos assuntos que eu mais gosto, da forma que eu gostaria que eles fossem mostrados;, completa.

Jovem escritora
O desejo e a vontade de criar novas aventuras foi o que sempre inspirou Bárbara. ;Eu sempre gostei de inventar histórias. Quando eu era menor, por exemplo, eu criei uma narrativa que falava sobre uma greve de materiais escolares; Era um pouco bobinha, mas chegou a ser publicada em um livro da escola;, diz entre risos.

Para criar a história que deu origem a trilogia Anômalos, Bárbara disse que a ideia surgiu de forma inusitada, em 2011.;Eu estava em uma aula de introdução a ciência política na UnB e a partir das definições de Estado de alguns pensadores, eu pensei que seria possível brincar com isso, com esse jogo de poderes;.

;Eu fiquei imaginando como seria um mundo em que existisse um Estado que segregasse as pessoas, como ocorreu no Apartheid ; política de segregação racial e de organização territorial ; e no nazismo ; ideologia pregada pelo Partido Nacional Socialista Alemão que adotou como símbolo a suástica, uma cruz. A partir disso, eu tirei a inspiração para a trilogia;, completa.

Primeiro livro
Bárbara levou cinco meses para escrever o primeiro livro, A ilha dos dissidentesPara escrever o primeiro livro da saga ; A ilha dos dissidentes ;, Bárbara diz que levou cinco meses para contar a história, mas que a parte mais difícil de tudo não foi a escrita. ;Sempre que surge uma ideia, eu tenho que colocá-la no papel, senão eu não consigo pensar em outras coisas. É muito engraçado; Para mim, a pior parte foi a busca por uma editora, eu tinha uma agente literária e mesmo assim, eu levei um ano para achar a editora;.

A ilha dos dissidentes conta a história de Sybil, uma órfã de 16 anos, nascida em uma zona de conflito entre dois países: União e Império. E que, após sofrer um acidente, estranhamente, é a única sobrevivente de um naufrágio, o que gera espanto de todos ao redor. Por conta da desconfiança, Sybil realiza alguns testes e descobre que é capaz de respirar embaixo d;água.

A habilidade especial faz com que ela seja considerada anômala, ou seja, pessoa que possui super poderes e que não é considerada mais humana. A partir dessa descoberta, Sybil percebe que ser diferente é mais difícil do que viver em mundo marcado por constantes guerras.

Segundo livro
Em A ameaça invisível, a protagonista Sybil precisa, a qualquer custo, defender a própria liberdade, já que a opressão por parte dos humanos se torna maior.; No segundo livro, por exemplo, as coisas ficam bem mais difíceis para os anômalos ; seres que possuem habilidades especiais ;, porque eles são impedidos de sair das cidades especiais;, diz.

Bárbara conta que a escrita do segundo livro não foi fácil. ;Para cada livro, você tem que achar o tom. Antes de começar a escrever, eu já tinha pensado em uma estrutura de texto, porém eu tive que mudar. Mas, no final, eu gostei do resultado;.

Bárbara ainda conta que ficou receosa com a reação que as pessoas teriam com o segundo livro. ;Eu estava com medo dele não ser bem aceito porque tem menos ação explícita, ele é menos tenso. Mas no dia do lançamento, eu não vi ninguém reclamando, pelo contrário;;, completa.

Expectativa para o terceiro
Ao falar sobre o último livro da trilogia, Bárbara conta que já começou a escrevê-lo, mas que parou. ;Eu estou ansiosa porque cada livro é um livro, mas eu estou mantendo isso em segredo. Estou evitando falar sobre o desenrolar da história;, diz.

Mas para o curiosos, Bárbara conta que a previsão de lançamento do terceiro e último livro da trilogia Anômalos, que ainda não tem um nome definido, é para o segundo semestre de 2015. ;A minha única preocupação é a de finalizar a trilogia, sem ser muito corrido. O segundo livro teve pouco tempo para a revisão;, completa.

Incentivo do público
Bárbara diz que uma das coisas mais motivadoras é a resposta do público, que vem por meio das redes sociais e das aparições que a jovem faz em eventos como a Bienal Internacional do Livro e em lançamentos de outros livros.

;As pessoas são muito passionais, é muito legal ver que o meu livro significa algo para a vida delas. Eu já, inclusive, recebi resposta de uma mãe que estava com depressão e disse que o meu livro foi a primeira diversão que ela teve em muito tempo! É gratificante;;, conta.

E para o futuro?

Quando indagada sobre os planos para os próximos anos, Bárbara se diz indecisa, mas garante que não irá parar. ;Eu realmente não sei o que eu vou fazer, mas já comecei a planejar. Eu já iniciei uma história mais adulta que mostra uma universidade, localizada no espaço, que é atormentada por vários assassinatos;.

Para o futuro, Bárbara quer se desafiar e, por isso, pensa em investir em livros infantis. ;Eu já comecei a esquematizar algumas histórias mais voltadas para o público infantil, mas está muito no início. Além disso, eu penso em escrever histórias em quadrinhos porque eu amo fazer isso;, conta.

Depois de terminar a faculdade de economia, Bárbara diz que continuará levando a vida dupla de escritora e economista. ;Eu pretendo permanecer nessa vida porque, infelizmente, é difícil se sustentar somente com a venda de livros, além de ser um mercado muito incerto;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação