SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Administração, direito e pedagogia são os cursos com mais matriculados

Juntas, as três graduações contabilizaram mais de 2 milhões de estudantes em 2013 de acordo com Censo do Ensino Superior

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/09/2014 18:13 / atualizado em 09/09/2014 18:32

Juliana Espanhol

As graduações em administração, direito e pedagogia foram os cursos superiores com maior número de matriculados no Brasil segundo o Censo do Ensino Superior 2013, divulgado nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC). Juntos, os cursos tiveram mais de 2 milhões de matrículas no ano passado, com 800.114 inscrições em administração, 769.889 em direito e 614.835 em pedagogia.

Paula Rafiza/Esp. CB/DA Press


O estudante de administração da Universidade de Brasília (UnB) Mário Guedes, 20 anos, acredita que o interesse pelo curso é positivo. “Acho que tem mercado para todo mundo. O país precisa de mais líderes e gestores”, diz. O jovem, que está no 6º semestre, diz que a escolha do curso veio de desejo de empreender. “No começo fui por eliminação. Peguei a lista de cursos e tirei as exatas, que não me interessavam. No fim, fiquei entre relações internacionais, ciência política, economia e administração. Como sempre quis ser um empreendedor, optei pelo último curso”, explica ele, que atualmente trabalha na empresa júnior do curso.

Paula Rafiza/Esp. CB/DA Press


Para o estudante de 5º semestre de direito da UnB Gabriel Wanissang, 19 anos, a indecisão é motivo para que muitos alunos optem pela carreira administrativa e jurídica. “Quando a pessoa não sabe o que fazer, ela acaba optando por direito ou administação, principalmente aqui em Brasília, onde tem muita gente que quer fazer concurso público”, diz. Ele mesmo entrou no curso sem saber exatamente o que o atraia na área. “Decidi fazer direito porque não sabia o que fazer, mas agora pretendo abrir meu próprio escritório de advocacia depois que eu me formar”, diz o estudante, que faz estágio em escritório.

Paula Rafiza/Esp. CB/DA Press


O interesse pela educação surgiu cedo na estudante Ayla Fernanda, 19 anos, que cursa 3º semestre de pedagogia da UnB. “Essa sempre foi minha primeira opção de curso porque tive muitas boas referências nos anos iniciais da escola, me lembro muito das minhas antigas professoras e chego a visitá-las de vez em quando até hoje”, afirma. Ayla, que sempre estudou em escolas públicas, pretende fazer concurso para se tornar professora da rede pública após a formatura. “Sempre quis fazer um curso em que eu pudesse ajudar as pessoas”, diz.

Ranking completo

Depois de administração, direito e pedagogia, os cursos com maior número de matriculados no país são ciências contábeis (328.031 matrículas); engenharia civil (257.268); enfermagem (228.515); psicologia (179.892); serviço social (173.758); gestão de pessoal (172.083) e engenharia de produção (144.127). Ainda de acordo com o Censo da Educação Superior, o Brasil teve 7,3 milhões de matrículas em cursos de ensino superior apenas em 2013.
Tags:

publicidade

publicidade