Ensino_EnsinoSuperior

Estudante de Brasília vai estudar medicina na Rússia

Qualidade no ensino estrangeiro e custo benefício foram decisivos para a escolha da futura universitária

postado em 01/10/2014 13:21

Raquel Franco Albuquerque, 18 anos, embarcou nesta terça-feira (30/9) para a cidade russa de Kursk (a aproximadamente 550km de Moscou) para estudar medicina. Natural de Brasília, Raquel concluiu o 3; ano do ensino médio em 2013 e conta que, desde então, tentou garantir a vaga no curso dos sonhos nas universidades brasileiras. ;Tentei em vários estados do país, inclusive em instituições particulares. Aqui no Distrito Federal, tive nota para passar em qualquer curso, como direito e odontologia, mas meu sonho sempre foi cursar medicina;, diz.
Raquel Franco e mais 18 brasileiros embarcaram, na última terça-feira (30/9), para estudar medicina na RússiaPara ficar mais perto do sonho, Raquel decidiu ir para longe. Ela e mais 18 brasileiros de diferentes lugares começam os estudos na Universidade Médica Estatal de Kursky na próxima semana. A futura médica conta que a universidade é reconhecida como uma das 10 melhores da Rússia e que a rigidez da instituição pesou na hora da decisão. ;Lá as turmas são bem menores do que as daqui e têm até 12 alunos. Teremos também provas orais diárias, e as aulas serão em período integral, de segunda a sábado;, explica.

Além da qualidade do ensino, a relação custo benefício também foi decisiva para Raquel. Ela conta que a semestralidade no curso custa aproximadamente R$ 5 mil - valor bem inferior ao que desembolsaria para cursar medicina em uma instituição particular do DF. A estudante conheceu as possibilidades de estudar no exterior por meio de uma colega de colégio, que hoje estuda em Kursk e mora no albergue onde Raquel também irá passar os próximos meses. ;Ela já é fluente em russo e se adaptou muito bem. Hoje, está trabalhando no hospital;, se entusiasma.

Essa é a primeira vez que Raquel viaja para fora do país e fica sem a companhia dos pais por um longo período de tempo. Mesmo assim, ela está confiante. ;Na universidade, a gente vai estar sempre bem ocupado, acho que vai dar para me distrair. Além disso, em Kursk tem uma comunidade grande de brasileiros, então um vai ajudando o outro;, comenta.

Estudar na Rússia
As universidades russas no Brasil são representadas oficialmente pela , que também é responsável pela seleção dos candidatos, inscrição na universidade e recolhimento dos documentos para permanência legal no país. Segundo a instituição, atualmente existem mais de 350 alunos brasileiros matriculados na Universidade de Kursk, onde Raquel estudará.

Hoje, nem mesmo o idioma é empecilho para se estudar no exterior. As aulas na faculdade serão ministradas em inglês, mas o russo também será disciplina obrigatória na grade horária. Além disso, quem é selecionado no processo seletivo das instituições russas pode ir para o país fazer um curso preparatório de idiomas de até nove meses antes de ingressar na faculdade. Como já é fluente em inglês, a estudante Raquel Franco Albuquerque ingressará logo no primeiro ano dos seis que enfrentará para se formar.

O diploma de medicina adquirido em outros países só tem validade no Brasil após o Revalida (Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira). Apesar disso, Raquel não se intimida, já que o certificado profissional que adquirirá terá validade em toda Europa. ;Nem penso em voltar para o Brasil depois de me formar; Mas tenho conhecimento da importância do Revalida e acho que o pessoal formado em Kursk tem boas chances de passar no exame.;

A estudante conta que os pais já estavam preparados para a separação e que, antes de conhecer as possibilidades de estudar na Rússia, ela cogitava ir para a Argentina estudar na Universidad de Buenos Aires (UBA) . ;Eles sabiam que, para mim, já era certo que eu iria para outro país se não conseguisse passar no vestibular.; Desde que soube que se mudaria para realizar o sonho, a estudante criou um , chamado Amor que não se MED, para compartilhar com os interessados os requisitos da universidade e outras curiosidades sobre o curso. Raquel garante que as postagens continuam. Só que, a partir de agora, direto da Rússia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação