Ensino_EnsinoSuperior

Brasil não tem universidades entre 200 melhores do mundo

Ranking Times Higher Education aponta USP como a mais bem colocada no país, entre o 201º e o 225º lugar

postado em 01/10/2014 17:56
Nenhuma universidade brasileira está entre as 200 melhores no mundo de acordo com o ranking Times Higher Education (THE), divulgado nesta quinta-feira (1;). Este é o segundo ano consecutivo em que o país não atinge as 200 primeiras colocações da lista. A Universidade de São Paulo (USP) aparece como a mais bem colocada no país, na faixa entre a 201; e a 225; posição, do total de 400 instituições. A USP melhorou seu desempenho em relação ao ranking do ano passado, em que estava entre o 226; e o 250; lugar. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a outra instituição brasileira a aparecer na lista, entre o 301; e o 350; lugar. A instituição mantém o desempenho de 2013.

A melhor universidade do mundo é o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), dos Estados Unidos. Em segundo lugar está a Universidade Harvard (EUA), seguido por Oxford (Reino Unido), Stanford (EUA), Cambridge (Reino Unido), MIT (EUA), Princeton (EUA), Universidade da Califórnia Berkeley (EUA), Imperial College London (Reino Unido) e Yale (EUA). Apenas quatro universidades sul-americanas aparecem no ranking: USP (201;-225;); Universidade dos Andes, da Colômbia (251;-275;); Universidade Técnica Federico Santa María, no Chile (251;-275;) e Unicamp (301;-350;).

A lista avalia o desempenho dos estudantes e a produção acadêmica nas áreas de engenharia e tecnologia, artes e humanidades, ciências da vida, saúde, ciências físicas e ciências sociais. Também leva em conta pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional, além do ambiente de ensino. O ranking geral da instituição britânica analisa 13 quesitos, agrupados em 5 áreas: ensino (representa 30% da nota), pesquisa (30%), citações (30%), presença internacional (7,5%) e inovação (2,5%). A THE também divulga um ranking de reputação acadêmica feito a partir de questionários respondidos por mestres e doutores de várias universidades do mundo.

Por área

O ranking separa as cem melhores instituições por áreas: artes e humanidades; ciências da vida, saúde, ciências físicas e ciências sociais. Nessa classificação, a USP aparece em 79; lugar em saúde e em 92; lugar em ciências da vida, categoria que inclui cursos como biologia, agronomia e zoologia. Leia aqui o completo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação