Ensino_EnsinoSuperior

Feira Capital Estudante ocorre de 29 a 31 de outubro, em Brasília

Terceira edição do evento terá atividades e temáticas para auxiliar os estudantes na escolha de sua carreira profissional

postado em 21/10/2014 18:12

Com o objetivo de estimular o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes, a terceira edição da Feira Capital Estudante ; O seu guia do futuro será realizada entre 29 e 31 de outubro no Pátio Brasil Shopping. O evento disponibiliza diversas oportunidades de aprimoramento e planejamento profissional reunindo também informações sobre graduação, pós-graduação, intercâmbio, cursos técnicos e de idiomas, concursos públicos e mercado de trabalho. A expectativa é que cerca de 20 mil pessoas passem pelo local.

Neste ano, o evento conta com 50 expositores representantes de instituições acadêmicas, cursos técnico-profissionalizantes, entidades governamentais financiadoras de estudos e projetos, entre outros. Empresas preparatórias para concursos públicos e vestibulares vão informar as oportunidades de ingresso nas carreiras públicas e as opções profissionais da atualidade ; tanto para jovens que buscam o primeiro emprego quanto para profissionais experientes. A Universidade de Brasília (UnB) também estará presente, com um estande de 96m com destaque para as atividades desenvolvidas nos câmpus de Planaltina, Ceilândia e Gama.

Todos os dias, o evento receberá um convidado especial. A editora de opinião do Correio Braziliense, Dad Squarisi, ministrará a oficina Redação nota 1000, no dia da abertura do evento, às 15h. Durante a oficina, Dad vai ensinar as regras de ouro que podem ajudar os estudantes na hora da redação. A jornalista Glenda Kozlowski, a ex-atleta do vôlei Leila Barros e o ex-catador de lixo que se formou em medicina Cícero Pereira Batista também estão entre os convidados.

O evento contará com quatro principais espaços: a área Espaço do Futuro, por exemplo, contará com iniciativas do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), dentre outros, desenvolvendo ações para abordar temas relativos ao mercado de trabalho. O Salão do Intercâmbio abordará programas de bolsas de estudos internacionais, intercâmbios e programas de voluntariado em várias partes do mundo, com a presença de diversas embaixadas, esclarecendo os estudantes e demais visitantes sobre assuntos como vistos, hospedagem, seguro saúde, câmbio e carteira de estudante. Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ainda ministrarão palestras sobre o projeto Ciência sem Fronteiras.

O Espaço do Saber oferecerá atividades técnicas interativas, oficinas, mesas-redondas e ofertas de qualificação, visando atender as demandas dos setores da indústria, comércio, serviços e agronegócio. O quarto espaço, um dos principais do evento, chama-se Arena do Conhecimento e contará com a realização de simulados, oficinas, palestras, cursos e aulões com dicas para o Programa de Avaliação Seriada (PAS), concursos públicos e vestibulares. Também será montado um QG do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disponível para todos os estudantes presentes esclarecerem as suas dúvidas sobre o teste.

Para aqueles que querem estudar na França, o estande do Campus France, responsável oficial pela promoção dos estudos universitários no país, marca presença orientando estudantes e profissionais interessados em fazer cursos na França. No dia 31 de outubro, às 19hs, o Campus France realiza palestra com o Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural adjunto na Embaixada da França Philippe Martineau, responsável pelos assuntos científicos e universitários.


Serviço
Feira Capital Estudante ; O seu guia do futuro
Data: 29 a 31 de outubro, das 9h às 20h
Local: Pátio Brasil Shopping
Informações: www.capitalestudante.com.br
Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação