Ensino_EnsinoSuperior

Embaixada da França no Brasil promove palestra na UnB

Evento mostra oportunidades de estudo no país europeu nesta quinta-feira (23). Período de candidaturas começa em dezembro

postado em 22/10/2014 16:07

Nesta quinta-feira (23), a Embaixada da França no Brasil promove palestra sobre as oportunidades de estudos no país. O evento será realizado na entrada norte do Instituto Central de Ciências (ICC) da Universidade de Brasília (UnB), ao meio-dia. A apresentação será realizada por Philippe Martineau, Conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da embaixada. Durante a palestra, os estudantes poderão tirar suas dúvidas sobre as mais de 190 bolsas oferecidas a brasileiros por meio do Campus France Brasil, agência oficial responsável pela promoção do ensino superior na França.

Temporada de candidaturas

Os interessados em cursar graduação ou pós na França em 2015 podem começar a se preparar. A partir de 1; de dezembro, a maioria das instituições de ensino superior do país começam a receber inscrições. O Campus France, agência responsável pela promoção dos estudos na França ao redor do mundo, possui uma plataforma online de candidatura conhecida como CEF (Centre pour les Études en France), que permite a realização do processo seletivo. Atualmente, há cerca de 250 instituições francesas vinculadas ao Campus France.

A primeira ação a ser feita para a candidatura é a busca pelo curso, considerando a área de atuação e o local onde se pretende estudar. Para isso, sugere-se uma consulta ao Catálogo das Formações, disponível na do site da agência. É necessário também conhecer os pré-requisitos para a candidatura, assim como o nível de francês ou inglês exigido para a classificação e os detalhes do processo de seleção. Todas essas informações podem ser obtidas no site das universidades ou escolas francesas.

Datas e vagas para candidaturas 2015/2016

Todas as candidaturas via Campus France se iniciam em 1; de dezembro, já a data-limite de inscrição varia de acordo com o tipo de candidatura. Os estudantes podem seguir mais de um dos procedimentos de candidatura, no entanto, deverá respeitar a data-limite de inscrição mais curta. Para o 1; ano da Licence (graduação) e para escola de arquitetura, a data-limite é 15 de janeiro. Para os cursos tecnológicos, 16 de maio. Já para 2; e 3; ano da Licence, ou para Master (pós-graduação), o prazo é 25 de março.

Vale ressaltar que a orientação da candidatura destina-se, exclusivamente, aos estudantes, brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil e que desejam realizar candidaturas em uma universidade ou escola conectada ao Campus France. O número de vagas ofertadas varia conforme a disponibilidade e os critérios de cada instituição francesa de ensino, podendo mudar a cada ano.

Caso a universidade ou escola pretendida não esteja na lista da agência, a candidatura deverá ser apresentada diretamente à instituição de ensino, sem intermédio da plataforma Campus France/CEF. Na ocasião, o ideal é entrar em contato diretamente com a instituição e verificar com o responsável pelo curso como proceder. No entanto, caso a pessoa seja aceita, após a recepção da carta de admissão da instituição será preciso que ela realize um procedimento junto ao Campus France, antes de solicitar o visto de estudante no consulado. Trata-se de uma etapa pré-consular, obrigatória antes do pedido de visto de estudante para a França.

Serviço

Palestra sobre estudos na França
Data: Quinta-feira, 23 de outubro
Horário: 12h
Local: Universidade de Brasília ; entrada do ICC norte

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação