Ensino_EnsinoSuperior

Mais de 2,1 mil alunos da UnB são convocados para o Enade 2014

postado em 18/11/2014 15:46
No próximo dia 23, mais de 2,1 mil alunos da Universidade de Brasília (UnB) farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Neste ano, apenas os graduandos com expectativa de conclusão até 2015 ou com mais de 80% do curso concluído foram convocados. Ao todo, o exame vai abranger graduações de 24 áreas na UnB, a maior parte de engenharia e licenciatura.

Instituído há dez anos, o Enade é obrigatório para os concluintes e indispensável para o registro de regularidade do histórico escolar. Além disso, é requisito para a expedição do diploma. O exame faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca traçar um panorama da qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no país. A partir dessas informações, os órgãos governamentais orientam as políticas públicas para o setor.

[SAIBAMAIS]Conforme explica o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, o Enade é parte fundamental nesse processo, pois integra diversos indicadores de avaliação. ;Representa 55% do Conceito Preliminar do Curso (CPC), repercute no Índice de Diferença de Desempenho (IDD) e, por três anos, será usado para estabelecer o Índice Geral de Cursos (IGG). Isso significa que a nota tem grande repercussão em todas as análises e permanecerá atrelada ao curso por um período relevante;, salienta.

O decano considera que os estudantes convocados para o Enade são privilegiados e têm grande responsabilidade. ;São os escolhidos ao longo de um triênio para representar os demais colegas de graduação. É a partir do desempenho e da percepção que eles têm do curso e da instituição que o conceito será gerado e a qualidade avaliada;, aponta.

Isso ocorre porque o conceito do Enade é composto não apenas pelo desempenho do aluno na prova, mas também pela sua opinião, expressa no questionário do estudante, sobre a organização pedagógica e a infraestrutura da instituição.

Investimentos


O bom desempenho no exame pode representar, de forma indireta, mais recursos e investimentos para a instituição. ;O conceito obtido no Enade é utilizado nas decisões relativas a vários projetos disponibilizados pelo governo por meio de editais. Um conceito ruim impede a participação ou deixa a instituição em prioridade baixa;, afirma Rabelo.

Na esfera pessoal, a prova do Enade pode ser uma excelente oportunidade para que o concluinte teste os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. Além disso, ter o diploma de um curso reconhecido pode abrir mais portas no mercado de trabalho.

O decano reforça a importância da participação consciente dos alunos. ;Cada integrante da comunidade acadêmica tem uma parcela de responsabilidade para a construção de uma universidade pública de qualidade. No dia 23 de novembro, convidamos os alunos a ajudar a construir uma universidade ainda melhor. A UnB dos nossos sonhos;.

Lista completa de cursos

Arquitetura e urbanismo
Artes visuais (licenciatura)
Ciência da computação (bacharelado e licenciatura)
Ciências biológicas (bacharelado e licenciatura)
Ciências sociais (bacharelado e licenciatura)
Educação física (licenciatura)
Engenharia
Engenharia ambiental
Engenharia civil
Engenharia da computação
Engenharia de controle e automação
Engenharia de produção
Engenharia elétrica
Engenharia florestal
Engenharia mecânica
Engenharia química
Filosofia (bacharelado e licenciatura)
Física (bacharelado e licenciatura)
Geografia (bacharelado e licenciatura)
História (bacharelado e licenciatura)
Letras-Português (bacharelado e licenciatura)
Matemática (bacharelado e licenciatura)
Música (licenciatura)
Pedagogia (licenciatura)
Química (bacharelado e licenciatura)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação