Ensino_EnsinoSuperior

Instituições de Brasil e Holanda apresentam projetos conjuntos

postado em 26/11/2014 10:41

Estão abertas até 5 de dezembro as inscrições de projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e holandeses vinculados a instituições de educação superior ou de pesquisa. A seleção de projetos é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Organização Holandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic ; Netherlands Organisation for International Cooperation in Higher Education).

Os projetos devem estar voltados para a formação de recursos humanos de alto nível, nos dois países, nas áreas de ciências biológicas, engenharias, ciências médicas (ciências da saúde), ciências agrícolas, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e artes. O programa Capes;Nuffic pretende estimular a mobilidade de professores e de estudantes de graduação e de pós-graduação nos níveis de doutorado e de pós-doutorado.

De acordo com o edital do programa, serão selecionados até 30 projetos conjuntos de pesquisa, com início das atividades previsto para o próximo ano. O número de projetos pode ser alterado, de acordo com o interesse da Capes e da Nuffic e da disponibilidade orçamentária.

As propostas de projeto devem ter caráter inovador e explicitar as vantagens resultantes da parceria internacional. Devem, ainda:

; Implementar a parceria entre instituições de educação superior do Brasil e da Holanda.
; Conjugar os interesses institucional, regional e nacional.
; Favorecer a aprendizagem da língua no país parceiro.
; Enfatizar as inovações bilaterais no treinamento e na educação.
; Indicar os potenciais resultados do projeto, ressaltar seu impacto econômico e social e mencionar estratégias para ampliá-los.

As inscrições, gratuitas, são feitas exclusivamente pela internet, na , com o preenchimento do formulário específico e o envio de documentos eletrônicos. Mais informações no .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação