Ensino_EnsinoSuperior

Feira de inovação agita Universidade de Brasília (UnB)

postado em 28/11/2014 21:01

Professoras e Fitness Food, grupo vencedor da categoria ensino médio. Da esquerda para a direita: Lucas Gomes, Matheus Furtunato, Luis Felipe, Raisa Dias, Pedro Henrique Luz, Leonardo Oliveira e Tássio Gomes

Nesta sexta e sábado (28 e 29) ocorre a 6; Feira de Negócios e Inovação do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB). O evento gratuito e aberto ao público promove atividades para difundir a cultura empreendedora e de inovação para negócios, serviços e processos. Além de palestras e workshops, a feira também conta com a exposição de projetos do programa Multincubadora de Empresas do CDT e empresas juniores da UnB. Os alunos da disciplina Introdução à Atividade Empresarial, ofertada pela Faculdade de Tecnologia, também têm a oportunidade de expor os projetos desenvolvidos durante o semestre.

Os visitantes recebem cédulas simbólicas na entrada do evento e são convidados a entregar para os expositores, como símbolo do investimento que fariam naquele projeto. Ao final da feira, os projetos com mais investimentos são premiados, assim como a melhor proposta de negócios, de acordo com a banca avaliadora do CDT.

O ponto forte da feira é o encontro entre jovens empreendedores com empresários e instituições parceiras. Nesta sexta, o momento chamado "Negocia Concentro" deu a empresas juniores a oportunidade de apresentar os projetos para representantes do mercado sênior em diferentes ramos de atuação. Os estudantes receberam feedback dos empresários e puderam conversar e negociar em um ambiente menos formal.

A inciativa também contou com a premiação Empresas Sonho, em que os estudantes escolheram as empresas em que mais desejavam estagiar e trabalhar após concluir a graduação. As empresas homenageadas foram FALCONI Consultores de Resultado, Google e AmBev.

A Feira de Negócios e Inovação do CDT/UnB ocorre desde 2011. Na edição anterior, reuniu 1.995 pessoas, sendo 1.163 alunos de graduação; 698 visitantes; 111 colaboradores do CDT; 24 empresários incubados e 26 empresas juniores. Dentre os objetivos do evento estão: estimular a criação de negócios inovadores; possibilitar espaço para discussão e amadurecimento das ideias; e expor os planos de negócios desenvolvidos nas disciplinas de graduação, pós-graduação e, agora, no Programa Novos Talentos, ofertados pelo CDT/UnB. Nesta edição, pela primeira vez, a feira vai contar também com a presença de alunos do ensino médio.

Oficina Novos Talentos
É a primeira vez que estudantes de ensino médio participam do evento. Assim como os universitários, durante um semestre os alunos do 2; ano Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN) cursaram uma modalidade júnior da disciplina Introdução à Atividade Empresarial ofertada pelo CDT/UnB e tiveram a tarefa de criar uma empresa e elaborar um plano de negócios.

Na categoria Ensino Médio, o projeto vencedor foi o Fitness Food, proposta de um quiosque de comida anabólica a ser instalado em academias. ;É uma ideia inovadora e conveniente;, defende Pedro Henrique Luz, um dos membros da equipe. Raisa Dias, outra integrante do grupo, explica que trata-se de receitas saudáveis, baseadas em dietas para quem quer ganhar massa muscular. ;O objetivo é criar alimentos com ingredientes saudáveis, mas sem perder o gosto;. Para a feira, os estudantes trouxeram brigadeiro feito de leite desnatado e suplemento alimentar enriquecido em proteína.

Os vencedores acreditam que os seis meses de projeto ajudaram a desenvolver o espírito empreendedor. ;A gente não tinha muita ideia do que era empreendedorismo, depois da oficina eu tenho uma visão muito mais ampliada, tenho vontade de dar continuidade a essa empresa e futuramente pensar em outras", explica Pedro.

Empresários do Distrito Federal encontram empreendedores juniores para rodada de negócios

Rodada de Negócios Concentro
Empreendedores juniores tiveram a oportunidade de encontrar empresários seniores
Durante a rodada de negócios, estiveram presentes representantes de 19 empresas juniores e dez empresários seniores do Distrito Federal. Tanto os estudantes quanto os empresários tiveram apenas um minuto para explicar sobre as empresas em que trabalham e depois os participantes tiveram um momento informal para conversar e negociar.

João Lucas Silva, gerente de projetos da rede de sorveterias Gula Gelada, disse já ter sido membro de empresa júnior e ficou feliz em participar do evento. ;É uma grande oportunidade estar em contato com potenciais empreendedores, eu participei de empresa júnior na época da faculdade e fico feliz de ver o resultado desse movimento e poder contribuir para o crescimento dele.;

João Batista Leme, master coach na empresa de treinamento corporativo Conecte, defende que esse contato é favorável para qualquer empresário. ;O empresário sozinho não vai a lugar algum. Essa é uma oportunidade de entrar em contato com outros empresários, principalmente universitários, que são um grupo diferenciado.;

Amanda Meireles, da empresa júnior Ecoflor, ressaltou a importância de eventos como este para que jovens empreendedores tenham maior contato com o real mercado de trabalho. ;Nós temos dificuldade em entender o mercado, porque estamos incubados dentro da universidade e esse é um mundo quase perfeito. Encontrar outros empresários e ver exemplos reais ajuda a dar um norte no que precisamos desenvolver dentro da empresa júnior;, explica. Rafael Rodeiro, da empresa júnior Grupo Gestão, explica que as empresas juniores têm dificuldade de contatar o mercado externo e captar novos clientes e que o evento pode ajuda-lo nisso. ;É uma oportunidade de conversar e apresentar o seu trabalho para possíveis clientes. Achei a ideia sensacional;.

Confira a programação completa da feira .

Serviço
6; Feira de Negócios e Inovação do CDT/UnB
28 e 29 de novembro de 8h30 às 18h
Centro Comunitário da Universidade de Brasília - câmpus Darcy Ribeiro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação