Ensino_EnsinoSuperior

Exame de proficiência tem resultado liberado para consulta

postado em 19/12/2014 10:39

Os resultados do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão disponíveis para consulta pela internet. As provas foram aplicadas no período de 21 a 23 de outubro último, em 22 postos credenciados no Brasil e em 58 no exterior.

Ao todo, 5.117 inscritos fizeram o exame em busca da certificação. O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente por empresas e instituições de ensino. De acordo com a pontuação obtida no exame, o participante é classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtêm pontuação entre 2 e 2,75 são classificados no intermediário. Entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior. Entre 3,51 e 4,25, no avançado. Entre 4,26 e 5, no avançado superior. Com menos de 2 pontos não é possível obter a certificação.

No Brasil, o certificado é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

Os resultados do exame devem ser conferidos na página do na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação