SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Equipe da Unicamp conquista vaga para o SAE Aero Design East, na Flórida

Equipe da Engenharia Mecânica da Unicamp conquista vaga para o SAE Aero Design East, na Flórida - See

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 22/01/2015 10:27 / atualizado em 22/01/2015 10:32

Atual campeã da Classe Regular da SAE Brasil Aerodesign, a equipe Urubus Aerodesign – formada por 20 estudantes da Engenharia Mecânica da Unicamp – participará este ano da competição mundial de Aerodesign, que ocorre em março, em Lakeland, na Flórida.


Esta será a segunda vez que a equipe integra a competição. No ano passado, os estudantes ficaram em sexto lugar na Classe Regular, à frente de universidades como: GeorgiaTech, Universidade de Montreal e Universidade de Virgínia.

A equipe da Unicamp desenvolve, testa e constrói aeronaves radiocontroladas para a competição SAE Brasil Aerodesign, realizada na Embraer, em São José dos Campos. Pela conquista do primeiro lugar no ano passado, foram classificados automaticamente para integrar a competição internacional.


Porém, para participar da SAE Aero Design East, na Flórida, é exigido que as equipes façam um projeto totalmente novo. “Não podemos apresentar o mesmo avião que usamos na competição nacional, o que nos deu três meses para projetar, testar, prototipar e voar o avião. Além disso, no mundial não se pode usar materiais compósitos e, para a classe Regular, devemos usar motorização elétrica”, afirma Guilherme Mateus Magalhães, da Urubus Aerodesign.

Para a etapa internacional, os alunos da Engenharia Mecânica estão em busca de apoio para viabilizar a participação. “O desafio é grande, mas nos mantém ter o interesse de aprender cada vez mais. Sempre tentamos passar todo o conhecimento acumulado desde 2004 para os integrantes mais novos, porque tivemos um longo percurso para ser a principal equipe de aerodesign do país. E pretendemos nos manter no topo”, finaliza.



Colocação da Urubus Aerodesign na SAE BRASIL AERO DESIGN:



2010 – 17º. na classe Regular



2011 - 6 º. lugar na classe Regular



2012 - 4 º. lugar na classe Regular e Menção Honrosa de Maior Acuracidade; e 16 º. na classe Micro



2013 - 2 º. lugar na classe Regular e Menção Honrosa de Maior Peso Carregado; e 4 º. lugar na classe Micro



2014 - 1 º. lugar na classe Regular

 

Portal Unicamp

publicidade

publicidade