Ensino_EnsinoSuperior

Pedido de dispensa do Enade deve ser feito até sexta-feira

postado em 30/01/2015 12:43

Termina nesta sexta-feira, 30, o prazo para pedidos de dispensa dos estudantes habilitados que não participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2014. O pedido deve ser apresentado pelos coordenadores dos cursos das instituições de educação superior por meio do sistema on-line do Enade, disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet.

Depois da aplicação da prova, em 23 de novembro do ano passado, os estudantes ausentes tiveram dez dias para pedir a dispensa da prova. As justificativas da ausência foram apresentadas às instituições em que estão matriculados. Cabe a elas analisar cada pedido.

Segundo a Portaria Normativa n; 40, de 12 de dezembro de 2007 (; 4; do art. 33-G), o estudante que não tenha participado do Enade por motivos de saúde, mobilidade acadêmica ou outros impedimentos relevantes, "de caráter pessoal, devida e formalmente justificados perante a instituição, terá no histórico escolar a menção ;estudante dispensado de realização do Enade por razão de ordem pessoal;." Aqueles que responderam ao Questionário do Estudante farão parte do Relatório de Regularidade, disponível para consulta no .

Criado em 2004, o exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo é aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

O Enade de 2014 contou com 483.520 inscritos. O índice de abstenção foi de 17,9%. Mais informações sobre pedidos de dispensa do Enade na , publicada no Diário Oficial da União de 4 de dezembro de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação