SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação superior

Estudantes dos EUA darão apoio a universidades brasileiras

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 26/02/2015 12:42

Portal MEC

No próximo mês de março, 120 estudantes de graduação dos Estados Unidos, ou profissionais recém-formados em várias áreas de conhecimento, começam a atuar como assistentes nos núcleos de língua inglesa de 35 universidades federais do Brasil. O intercâmbio educacional é realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Comissão Fulbright Brasil.

 

Essa modalidade de intercâmbio é o objetivo do Programa Professores Assistentes de Língua Inglesa, que desde o ano passado recepciona estudantes dos Estados Unidos para dar suporte ao Programa Idioma sem Fronteiras. Cada assistente receberá uma bolsa mensal, no valor de 1.600 dólares, e poderá permanecer no país por nove meses.

 

De 2 a 6 de março, os bolsistas participam de seminário de orientação, em São Paulo, onde receberão informações sobre pesquisa e ensino no Brasil. Logo depois, serão encaminhados para as universidades onde vão atuar.

 

Simone Sarmento, vice-presidente do Programa Idioma sem Fronteiras, modalidade língua inglesa, explica o papel e a importância do apoio dos bolsistas: “Esses norte-americanos não são propriamente professores de línguas, mas têm formação nas humanas e vêm agregar valor ao ensino e ao desenvolvimento de proficiência. Eles não assumem turmas, mas podem atuar desenvolvendo projetos.”

publicidade

publicidade