SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Cinemateca da UnB exibe filmes sobre Brasília

Para comemorar o aniversário da cidade, neste mês serão exibidos filmes de cineastras locais sobre a capital

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 15/04/2015 16:19

Neste mês, a seleção de filmes da Cinemateca da Universidade de Brasília (UnB) é dedicada a produções sobre a capital. A mostra traz, toda quarta-feira, às 12h, filmes de cineastas brasileiros. Com entrada gratuita, o evento ocorre no Anfiteatro 10 (ICC Sul, câmpus (sem itálico) Darcy Ribeiro). O projeto é realizado pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) do Decanto de Assuntos Comunitários (DAC/UnB) da universidade. Confira a programação:

22 de abril
A cidade é uma só (Brasil). Direção de Adirley Queirós, 2011, 79 minutos. Reflexão sobre os 50 anos de Brasília, tendo como foco a discussão sobre o processo de exclusão territorial e social da população do Distrito Federal e do Entorno. O tema gira em torno da Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que, em 1971, removeu os barracos que ocupavam os arredores da então jovem cidade. Censura 12 anos.

29 de abril
Contradições de uma cidade nova (Brasil). Direção de Joaquim Pedro de Andrade, 1967, 23 minutos. Imagens de Brasília em seu sexto ano de construção e entrevistas com diferentes habitantes da capital. Uma pergunta estrutura o documentário: uma cidade inteiramente planejada, criada em nome do desenvolvimento nacional e da democratização da sociedade, poderia reproduzir as desigualdades e a opressão existentes em outras regiões do país?. Censura livre.
Crônicas de uma cidade inventada (Brasil). Direção de Luisa Caetano, 2014, 25 minutos. Um dia na vida de Brasília. O curta narra as histórias cotidianas contadas pelos habitantes da capital. Ficção e documentário se complementam nessa construção. Censura livre.

publicidade

publicidade