SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação superior

Aluno do ProUni obtém bolsa em universidade dos Estados Unidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 01/05/2015 12:59 / atualizado em 01/05/2015 13:00

Portal MEC

Aos 22 anos, William Gonçalves Ribeiro vive uma oportunidade de ouro em sua vida. Único membro da família a entrar no ensino superior, o jovem, que nasceu e foi criado em comunidade localizada no bairro Del Castilho, zona norte do Rio de Janeiro, conseguiu a única bolsa oferecida pelo Fordham Law Institute, dos Estados Unidos, para um intercâmbio. E essa realização começou com o Programa Universidade para Todos (ProUni).

 

William estuda no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), oportunidade conseguida graças ao ProUni. Cursando o nono período da graduação em direito, ele agora é a esperança maior da família, devido à dedicação aos estudos. Na faculdade, o rapaz participou de núcleos de pesquisa, foi voluntário em uma empresa júnior e organizou seminários.

 

E tudo isso ainda teve retorno para o país. William foi selecionado para participar do Programa Institucional de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com pesquisa voltada para a legislação do setor energético brasileiro. “Sentia a obrigação de aproveitar e explorar – por mim e por eles – todos os caminhos e oportunidades que a academia poderia me oferecer”, disse.

 

A oportunidade de estudar no exterior surgiu de um convênio firmado entre o Ibmec e a Universidade Fordham, que incentiva a participação dos alunos da graduação em direito nos cursos de mestrado oferecidos pela universidade norte-americana. “Sem pensar duas vezes, resolvi tentar e tive minha inscrição aprovada. Num segundo momento, então, submeti meus documentos para a única bolsa de estudos oferecida pela universidade, e, para minha alegria, fui escolhido como o bolsista de 2015”, comentou Willian.

 

Naquela universidade, o bolsista terá oportunidade de aprender sobre o sistema norte-americano em disciplinas como introdução ao sistema legal dos Estados Unidos, direito constitucional americano e processo civil, além de cursos e palestras oferecidos durante o intercâmbio.

 

“Uma oportunidade só alcança o seu propósito quando é capaz de gerar outras oportunidades. Espero conhecer melhor o corpo docente e as linhas de pesquisa da faculdade e aproveitar o período em Nova Iorque para conhecer também outras instituições e núcleos de pesquisa.”

 

Vindo de uma comunidade de baixa renda do Rio de Janeiro, Willian quer estimular outros jovens a investir nos estudos. “Meu compromisso é mostrar que só a educação transforma perspectivas e, consequentemente, a vida. Este é o meu conceito de realização profissional”, concluiu.

publicidade

publicidade