SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Audiência discute crise financeira das universidades

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 08/05/2015 10:33

Agência Câmara

A Comissão de Educação discute hoje a situação financeira das universidades brasileiras. o debate estava marcado para semana passada, mas foi adiado.

A reunião foi proposta pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). “Este governo garantiu a expansão universitária no País e muito me orgulha entrar nas universidades públicas hoje e observar que na primeira fila tem sobrenomes ‘dos Santos’ e ‘da Silva’, pois [antes] não havia negros e estudantes oriundos das escolas públicas em números significativos nessas instituições”, comemora. No entanto, a parlamentar ressalta que “para fazer valer essa vitória, é preciso, sem dúvida, garantir que haja uma suplementação de recursos para as universidades brasileiras.”

Dinheiro da Educação
No mês passado, ao dar posse ao novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a presidente Dilma Rousseff disse que as medidas do ajuste fiscal não irão atingir os programas essenciais do setor. “Garanto às brasileiras e aos brasileiros que a necessidade imperiosa de promover ajustes na nossa economia, reduzindo despesas do governo, não afetará os programas essenciais e estruturantes do Ministério da Educação”, disse.

O Orçamento de 2014 destinou R$ 2,6 bilhões ao custeio das universidades federais, e o deste ano prevê R$ 3 bilhões. Mas em janeiro e fevereiro deste ano, os repasses para o Ministério da Educação foram reduzidos para o equivalente a 1/18 avos do orçamento anual. Em março, as universidades conseguiram negociar com o governo e elevar o repasse para 1/12 avos, que corresponde ao valor cheio do mês.

Foram convidados:


- o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Jesualdo Pereira Farias;
- o secretário Executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, Gustavo Henrique de Sousa Balduíno;
- presidente da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Eduardo Rolim;
- vice-Presidente da União Nacional dos Estudantes, Mitã Chalfun.

A audiência será realizada às 9h30, no plenário 10.

publicidade

publicidade