SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Educação superior

Universidade do ABC ganha visibilidade com inovações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/05/2015 12:13 / atualizado em 19/05/2015 12:14

Portal MEC

Primeira universidade federal no Brasil a ter um corpo docente formado por 100% de doutores, a Universidade Federal do ABC (UFABC) inova o modelo pedagógico ao instituir o sistema de bacharelados interdisciplinares, que ganha visibilidade, é copiado por instituições de ensino públicas e privadas e faz de seus cursos alguns dos mais procurados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com média de até 11 candidatos por vaga.

 

O projeto apresenta aos estudantes duas possibilidades de entrada: ciência & tecnologia e ciências & humanidades. O aluno se matricula na universidade, não em um curso específico. Os bacharelados, multidisciplinares, têm grade curricular livre (com algumas disciplinas e um mínimo de créditos obrigatórios) e duração estimada de três anos, após os quais segue-se a formação específica para graduação em engenharia, ciências da natureza, matemática ou ciência da computação.

 

A liberdade nas disciplinas permite a construção de grades curriculares diferenciadas, e a formação básica oferece ao aluno uma visão macro das possibilidades, o que o deixa mais ciente da escolha da área específica. Na pós-graduação, há opção de mestrado em matemática aplicada e engenharia da informação e mestrado e doutorado em nanociências, química e energia.

Situada em Santo André (SP) e também com campus em São Bernardo, na região do ABC, considerada um dos maiores polos industriais e tecnológicos do Brasil, a universidade tem foco em pesquisa, área em que atua com ousadia. Fundada em 2006, já possui 31 programas de pós-graduação, com ênfase em neurociências, simulação computacional, nanociências, novos materiais e energia.

 

Pela produção, a universidade ocupa o primeiro lugar entre as universidades nacionais no SCImago (ranking internacional que analisa produtividade em pesquisa) nos quesitos excelência, publicações de alta qualidade e impacto normalizado de publicações. No ranking universitário Folha 2013, está no topo da lista em internacionalização – relações culturais diversificadas com envolvimento estrangeiro produtivo e participativo.

 

Destaque também em classificações como índice geral de cursos do MEC (IGC), em que obteve nota máxima em quase todos os cursos da graduação, e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a UFABC utiliza o Enem como processo seletivo e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso.

publicidade

publicidade