SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Projeto Curtas Universitários seleciona 20 vencedores

Esta é a terceira edição do projeto que premia propostas de curtas-metragens de estudantes de todo o país

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/06/2015 12:31 / atualizado em 05/06/2015 13:22

Os vencedores do projeto Curtas Universitários foram anunciados nesta semana. A terceira edição do projeto selecionou 20 propostas de curtas-metragens de estudantes de cursos ligados à área audiovisual. Os premiados vão participar de uma oficina de formação para produção dos curtas e visitar a Central Globo de Produção, o Projac, para um ciclo de palestras com profissionais da emissora. Os vencedores também receberão um apoio de R$ 6 mil para a realização dos filmes, que devem ser entregues até dezembro deste ano e registrados na Agência Nacional do Cinema (Ancine).

O Curtas Universitários é uma parceria do Canal Futura com a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), que conta com o apoio do projeto Globo Universidade da TV Globo. O objetivo é selecionar propostas de produção apresentadas por universitários que estejam na fase de preparação dos seus trabalhos de conclusão de curso (TCC) e que desejem apoio financeiro e veiculação por meio do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura. O projeto reforça o caráter colaborativo do Canal Futura. Atualmente, a emissora conta com a participação de 31 universidades de diferentes regiões do Brasil em sua programação.

Para participar, os estudantes devem estar cursando comunicação social, cinema, audiovisual, artes, design ou qualquer outro curso que envolva a formação para a produção audiovisual. Durante a seleção, foram priorizados trabalhos de diferentes partes do país cuja narrativa tivesse relevância para o Brasil e para o mundo, em linguagem contemporânea. Os vídeos precisavam ter cunho documental e aproximadamente 13 minutos de duração, além de dialogar com o projeto de conclusão do curso universitário. Este ano, o número de inscrições superou os das edições anteriores com 102 inscritos. Segundo o coordenador de Jornalismo do Futura, José Brito, novas inscrições serão abertas em março de 2016.

“Queremos acentuar que não são apenas 20 os beneficiados. Todo um setor – o de graduandos – se mobiliza e se qualifica para concorrer a esse apoio. É por isso que temos propostas melhores e em maior número a cada ano”, acrescentou Julio Wainer, diretor da ABTU.

Em 2016, o Futura exibirá os documentários na faixa Sala de Notícias. Os filmes também serão disponibilizados no site Globo Universidade e no site do Canal Futura.


Confira as propostas vencedoras:

1. A Dinâmina criativa das rádios comunitárias, de Renan Freitas de Sales (Faculdades Integradas Helio Alonso)
2. Brooklyn in Rio, de Beatriz de Moura Veloso (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
3. Cabeça nua, de Isis Gaudereto Drumond de Abreu (Universidade Vila Velha)
4. Consonância cultural: como uma cultura urbana pode se manifestar em um região rural, de Laura Maria Caputo Ferreira (Universidade Federal de Juiz de Fora)
5. Cosmorama – relatos dos cinemas de rua em Caruaru, de Moema França (Universidade Federal de Pernambuco)
6. Do alvorecer às barrancas do Rio Gavião, de Isaura de Matos Pires (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
7. Elder Gomes Barbosa, de Elder Gomes Barbosa (Escola de Cinema Darcy Ribeiro)
8. Envelhecer mullher – Um panorama sobre a vida da idosa brasileira, de Caroline Monteiro Araujo (Universidade de São Paulo)
9. Jogo Truncado, de Guilherme Agostini Cruz (Universidade Estadual de Campinas)
10. Lé com cré o quê que é, de Cassandra Silvério dos Reis (Universidade de São Paulo)
11. Mulheres da lama, de Francisco Bezerra Dantas Filho (Universidade Federal Rural do Semi-Árido)
12. Nas águas do Rio Paraíba do Sul, de Alexandre Valente Ferreira (Universidade Federal Fluminense)
13. O Haiti em Curitiba, de Beatriz Moreira (Universidade Positivo)
14. Onde nasce a cultura underground?, de Laiz Regina Battisti (Universidade Federal de Santa Maria)
15. Os sobreviventes do analfabetismo no Brasil, de Luíza Caricati (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
16. Recomeços, de Juliana da Gama Souza (Universidade Vila Velha)
17. Serra da Saudade, de Stephanie Bevilaqua Monteiro (PUC-SP)
18. Som do morro, de Diana Xavier Coelho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
19. Som do morro Strela D’Africa – Hoji n sta tristi ma n sta contenti, de Daniel Alexandre da Costa Veloso (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
20. Travestis e transexuais no mercado de trabalho – como o Piauí trata esse tema, de Tarciana Martins Gomes (Universidade Federal do Piauí)

publicidade

publicidade